Primato e outras 10 cooperativas da região doam ventiladores pulmonares

 

“Doações somaram R$ 2,2 milhões e equipamentos para tratamento de pacientes com Covid-19 já foram entregues ao Governo do Paraná”

A união de esforços, que é uma das premissas do cooperativismo, precisa se fazer presente no momento delicado vivido no país, por conta da intensificação da pandemia de Covid-19. Atentas às necessidades frente ao colapso da saúde no Paraná, a Primato Cooperativa Agroindustrial e outras 10 cooperativas da região oeste do Estado doaram 37 ventiladores pulmonares à Secretaria de Estado da Saúde. Os equipamentos serão utilizados para leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto e pediátrico.

COOPERATIVAS
As cooperativas se uniram a partir de um chamado do Presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken, que recebeu a demanda do Governo do Estado. “Essa união é importante porque demonstra o espírito cooperativista e a intercooperação, com as cooperativas agindo juntas para o bem comum, principalmente em um momento como este, de dificuldade”, destaca o presidente da Primato, Anderson Sabadin.
A articulação foi realizada em apenas um dia e os equipamentos já foram entregues no início desta semana e serão destinados às Regionais de Saúde de abrangência das cooperativas. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a rapidez na aquisição é essencial para a organização e ativação de mais leitos. “Recebemos com muita alegria e com alívio esses equipamentos. Estamos em processo de compra, mas pela característica de instituição de governo é preciso seguir todo o rito de aquisição e isso demanda tempo”, disse.

UNIÃO
As cooperativas doaram valores que, somados, chegaram a R$ 2,2 milhões e possibilitaram a compra dos equipamentos. Além da Primato, também contribuíram: Lar, C.Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Sicredi Palotina, Sicredi Cafelândia, Sicredi Toledo e Sicredi Marechal Cândido Rondon.
Conforme o presidente da Primato, estender a mão neste momento é uma forma de colocar em prática o que é defendido pela cooperativa. “A Primato, mais uma vez, cumpre a missão e o propósito dela de, juntos, alimentar um mundo saudável – e isso significa ir além de produzir alimentos. Sabemos que a população precisa cada vez mais de boas atitudes, boas referências, bons valores, já que essas questões conseguem alimentar a alma, além do corpo físico. Acreditamos muito mais em atitudes do que em palavras. A nossa ajuda vai salvar vidas e esse é o objetivo maior da nossa cooperativa”, finaliza.

Voltar