O trabalho em família na atividade leiteira

Em sua grande maioria, as pequenas e médias propriedades rurais são constituídas e gerenciadas por famílias que atuam, principalmente, com a pecuária de leite. A experiência e o trabalho conjunto trazem com isso a sucessão familiar, que em alguns casos acontecem de forma natural e prática. Mas não são todas as propriedades e famílias que conseguem desenvolver essa sucessão, logo, a importância da representatividade de uma cooperativa que é genuinamente parceira e que atua para, entre outras ações, auxiliar na ‘passagem do bastão’.
As principais vantagens do trabalho em família é a experiência, alado a busca por inovação e novas formas de desenvolver a atividade leiteira, como o exemplo do compost barn.

LARANJEIRAS DO SUL
Como forma de exemplificar esse trabalho em família apresentamos a família Carraro, da Linha Divino, Passo Liso, na cidade de Laranjeiras do Sul. O pai Alceu Carraro e o filho Joelcio Regis Carraro são cooperados da Primato e atuam com atividade de leite e agricultura. “Nossa propriedade tem 14 alqueires e a atividade principal é leiteira, na qual temos um plantel de 90 animais, sendo 51 em lactação, com uma média diária de 35 litros cada”, explicou Joelcio que complementou, “e esses resultados vêm principalmente em investimento em estrutura, como o compost barn e da nutrição animal que utilizamos exclusivamente da Primato”.

RAÇÃO
Joelcio destacou a ração da Primato como uma das melhores. “Faz três anos que utilizamos a Prima Raça 22% especial, mas a ração da Primato há mais de oito anos sem trocas. É uma ração completa, seja em produção, sanidade e pela sua qualidade atende todas as nossas necessidades”. 
Para o cooperado, o uso da ração é fundamental para seus resultados e destaca que, “em time que está ganhando não se mexe, logo, não tenho queixas, mas só elogios para ração”. O investimento em compost barn aliado a nutrição animal trouxe um salto de produtividade. “Faz três anos que implementamos o compost barn aqui na propriedade. Antes disso, tínhamos médias de 17 litros por dia, hoje, dobramos essa produção e temos como meta média geral de 33 litros até o final do ano, logo, investimentos como esse e o uso ininterrupto da Prima Raça estão fazendo a diferença”, enfatizou o cooperado.

COOPERATIVA
Com relação à cooperativa o cooperado relatou que desde que a Primato se estabeleceu na cidade, pai e filho são associados. “Desde quando a Primato veio para Laranjeiras somos cooperados e fazemos negócios com a cooperativa, principalmente ração e medicamentos, obtendo bons preços, qualidade nos produtos, serviços e prazo. Claro que ficamos sentidos com o fechamento da unidade aqui na cidade, porque infelizmente os bons pagam pelo ruins, mas entendemos que é preciso ter uma unidade que opere em conformidade, então, continuamos tendo assistência técnica, inclusive agronômica periódica, comercializando produtos via unidade de Guaraniaçu e entregando o leite para Frimesa, então, seguimos forte nessa parceria”, concluiu Joelcio.
Além de Joelcio, o pai Alceu, a mãe Sueli e a esposa Natália Fagundes Carraro atuam na propriedade.

Voltar