Nutrição animal e a evolução da produção leiteira

Na atividade de pecuária de leite invariavelmente a alimentação é o principal custo de produção, chegando em alguns casos a representar mais da metade do custo total. Por isso, estudar e entender a alimentação do plantel tem o objetivo de permitir que se faça uma alimentação adequada gastando-se o mínimo. 
A assistência técnica é fundamental para que se possa atingir o equilíbrio do orçamento, aumentar a produção e diminuir os custos, afinal, o papel do profissional é verificar as condições da propriedade, o plantel e seu potencial. A nutrição animal é fundamental para que, além de maior produção, não haja necessidade de investimentos em medicamentos veterinários por doenças que possam ocorrer.

DOIS VIZINHOS
Seguindo esta premissa, apresentamos o exemplo da produtora rural Sueli Dal Pra, da Linha Novo Horizonte, em Dois Vizinhos no sudoeste do Paraná, que desde 2018 é cooperada da Primato. “Nossa propriedade tem 4.5 alqueires, sendo a atividade leiteira a principal. Contamos com um plantel de 60 animais, sendo 39 em lactação com uma média diária de 25 litros cada”, explicou a cooperada que complementou, “mas essa média foi possível após seguirmos a assistência técnica da Primato no retorno do uso da ração da cooperativa”.

RAÇÃO
Sueli relatou que desde que se tornou cooperada já utilizou a ração Prima Raça em outras oportunidades e pretende não mudar. “Sou cooperada há dois anos é já utilizei a ração da cooperativa outras vezes, porém eu fui alternando com outras. Esta última era uma ração 22% mas a média não era a que temos agora, que desde o final do ano passado iniciamos com a Prima Raça 18% especial e tivemos em média 300 litros a mais a cada dois dias”, enfatizou a cooperada que complementou, “por isso classifico como muito boa e vamos seguir utilizando”.

PRIMATO
Sobre a relação com a cooperativa a cooperada relatou sua satisfação. “Classifico como muito boa a relação com a Primato, entregamos o leite e temos a assistência técnica que está fazendo um bom trabalho nos ajudando a ter mais produção com o mesmo plantel, assim como a ração é de boa qualidade, por isso, para nós aqui essa relação é positiva”.
Na propriedade Sueli Dal Pra atua com Genésio Benjamim Dal Pra e mais dois funcionários contratados. 

 

Voltar