Primato desenvolve “Semana da Qualidade”

Indústrias de Alimentos para Animais de Toledo e Verê abordaram as boas práticas de fabricação em evento anual.

Para que os produtos industrializados possam alcançar mercados cada vez mais exigentes, se faz necessário adotar as Boas Práticas de Fabricação, a chamada BPF. Como envolvem regras, normas, legislação, uso constante e contínuo da tecnologia, a capacitação dos colaboradores periodicamente ajuda no alinhamento e envolvimento dos mesmos em busca da excelência na produção.

Com este objetivo, a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu em suas indústrias de alimentos para animais a Semana da Qualidade. A primeira edição deste ano ocorreu de 07 à 11 de agosto na Unidade Industrial de Toledo. Por sua vez, a Unidade Industrial de Verê desenvolveu o evento entre os dias 25 à 28 de setembro. “A semana da qualidade é voltada para as boas práticas de fabricação das indústrias de alimentos para animais, com o objetivo de envolver todos os colaboradores nas práticas as quais não foram feitas de forma correta e também àquelas que não estavam adaptadas”, explicou a coordenadora da gestão da qualidade corporativa, Michele Kochem.

OBJETIVOS

Entre os objetivos da Semana de Qualidade estavam o fomento do trabalho em equipe, a legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA, agregar novos conhecimentos e apresentar outras experiências. “Para que estes objetivos fossem atingidos, buscamos trazer palestrantes e profissionais de fora da cooperativa, entre eles fornecedores que trouxeram suas realidades, exemplificando cenários reais”, enalteceu Michele que ainda complementou, “todas as palestras técnicas tiveram a parte teórica, dinâmicas e exercícios práticos, para que o envolvimento fosse ainda maior”.

PROGRAMAÇÃO

Além das palestras, houve também ornamentação, dinâmicas, geloteca, paródias, vídeos, fotos e o concurso de frase. “Como a Primato cresceu muito nos últimos anos e Verê iniciou suas atividades no início de 2017, replicamos a programação feita em Toledo na indústria do sudoeste”.

Por ser uma semana toda voltada à esta programação, o dinamismo e interação foram constantes. “Sabemos que uma semana toda é bastante tempo e queríamos o envolvimentos de todos, durante todo o tempo, por isso usamos dinâmicas como a do Pirulito, focado no trabalho em equipe, o desenvolvimento de frases que representavam o tema do evento, vídeos com depoimentos que inspiraram a melhoria contínua, apresentação de fotos da própria indústria, exemplificando os procedimentos operacionais padrão (POPs), implementados nos processos, além do sorteio de vários brindes como premiação pela participação nas atividades lúdicas e palestras”, exaltou a coordenadora.

PARTICIPAÇÃO

O foco de todas as ações da Semana de Qualidade foi as BPFs. “As palestras e dinâmicas abordadas foram na maioria sobre as boas práticas de fabricação, afinal, existem procedimentos nas rotinas de produção que devem ser sempre executados”, explicou Michele que concluiu, “mesmo assim, se faz preciso enaltecer principalmente sobre as regras de segurança, uso de equipamentos obrigatórios, entre outros. Com base em informações, um comparativo de reincidência antes e depois da semana de qualidade, temos indicadores que apresentam diminuição considerável número de não conformidades em BPF de rotina, especialmente de higiene pessoal”.

Ainda segundo a coordenadora, em Toledo a média de nota foi de 92,5 com 96% de participação efetiva. Em Verê, a média de nota foi 94 com 99% de participação.

FRASES

O objetivo das frases foi a integração dos colaboradores nas atividades do evento e também a reflexão do que é qualidade para cada um deles, vinculado com o que praticado no dia a dia.

Na Semana de Qualidade da Indústria de Toledo a frase vencedora foi do colaborador Jonas Luiz Coser. “A qualidade deve estar presente no envolvimento de todos os processos e serviços, com o comprometimento de todas as pessoas, promovendo uma vida melhor”. Por sua vez na Indústria de Verê, a frase vencedora foi do colaborador Jorge Arthur Dupont. “Tudo que fazemos com segurança, prazer e atitude, sempre termina com qualidade”.

 

Voltar