A Primato oferece condições especiais em pastagens de inverno
A época mais fria do ano começa a se aproximar, e os pecuaristas precisam se planejar. No outono e no inverno as pastagens são afetadas de forma significativa, por conta do tempo mais seco e das temperaturas mais baixas. Pastagens escassas e menor produção de forragem impactam diretamente na nutrição dos bovinos. Para enfrentar esse período, algumas decisões podem ser tomadas, previamente, como o plantio de pastagens mais resistentes.
As condições ideais (temperatura, umidade e luminosidade) para as forrageiras tropicais diminuem porque a planta faz menos fotossíntese. A qualidade dessa forragem fica comprometida, além de o volume para ofertar aos animais ser mais escasso nessa época do ano. Entre as pastagens mais utilizadas como alimento para o gado leiteiro e de corte nesse período estão as aveias branca e preta, o azevém e o trigo para pastoreio. “Além de serem mais resistentes às baixas temperaturas, inclusive às geadas, essas culturas também têm mais concentração de proteína, o que garante alimento de qualidade ao rebanho”, explica Ana Claudia Lorenzzatto Cazella, coordenadora das lojas agropecuárias da Primato.
Campanha Primato
Para incentivar o planejamento dos produtores, a Primato Cooperativa Agroindustrial está em ação com a Campanha de Sementes para Pastagens de Inverno. A iniciativa, que engloba as pastagens mais tradicionais (aveias branca e preta, azevém e trigo para pastoreio), oferece condições especiais, com a venda dos produtos nas lojas agropecuárias da cooperativa em até três vezes. “É importante que o produtor aproveite as facilidades da campanha e garanta seu estoque de sementes para o cultivo. O inverno pode ser rigoroso e, se ele não se precaver, pode ficar sem pasto, comprometendo a produção”, reforça Ana Claudia.
Prazos
A recomendação é que o plantio seja efetivado entre o fim de abril e meados do mês de maio para haja tempo hábil para o crescimento das pastagens novas antes que o frio mais severo chegue. Entre as opções disponíveis, há forragens que possibilitam um número de pastoreios menor e outras com ciclos mais longos, que resistem a uma rotação maior. As sementes de pastagens de inverno da Primato serão comercializadas com condições especiais enquanto durarem os estoques.