Com o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, a sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
MAIO AMARELO
O Movimento foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e segundo os dados, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do Observatório, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”.
PALESTRA
Um dos principais intuitos do Movimento Maio Amarelo é chamar a atenção pelos altos índices de mortes e feridos no trânsito. Para falar sobre o tema, a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu na quinta-feira (16), a palestra sobre o Maio Amarelo em sua Associação, ministrado pelo palestrante Sednir Edely de Lima Tapia. Estiveram presentes os colaboradores que atuam direta e indiretamente com transportes de veículos leves e pesados na cooperativa.
“Assim que apresentado os números de mortes e feridos no trânsito, percebemos a responsabilidade que condutores têm perante a esses números, por isso, apresentar esta palestra com o mote da campanha, os hábitos que precisamos adotar e os vícios usuais que são necessários serem retirados enquanto dirigimos, é muito importante e essencial para nós da Primato”, enfatizou o presidente da Primato Ilmo Werle Welter que concluiu, “muitos profissionais atuam com carros leves e também nossa transportadora com caminhões, por isso, a participação foi positiva e nós abraçamos a causa, mas não somente neste mês, mas para todo o ano”.