Pequenas propriedades rurais precisam aplicar a diversificação para que haja a possibilidade de melhores e maiores rendimentos no decorrer do ano. Agricultura, pecuária de corte e leite, suinocultura, piscicultura são as principais atividades dentro desta diversificação.
Mas não basta diversificar, é preciso otimizar e buscar a possibilidade de cada uma delas trazer os melhores resultados, caso o contrário, o principal objetivo desta variação de atividades não será alcançado. O resultado.
VERA CRUZ DO OESTE
Em se tratando de otimização e diversificação na propriedade trazemos o exemplo do cooperado Wanderlei Miguel de Oliveira, do distrito Cantinho do Céu, em Vera Cruz do Oeste-PR. Atuando com agricultura e pecuária leiteira, o cooperado investiu em estrutura e nutrição animal e consegue fazer três ordenhas por dia. “Temos uma área de 7,5 alqueires, sendo uma parte para agricultura e a outra para pecuária de leite”, explicou Wanderlei que complementou, “trabalhamos eu, minha esposa e meus filhos, quando não estão estudando”.
RAÇÃO
Na parte de pecuária leiteira o cooperado enfatizou a questão de sua produção. “Temos um plantel de 78 animais, sendo 41 em lactação com a média geral de 35 litros cada, isso porque conseguimos fazer três ordenhas por dia”.
Wanderlei falou sobre a ração que utiliza no plantel. “A ração que utilizamos é a Prima Raça 22% especial há mais de um ano”. Ele ainda disse que anteriormente utilizou outras, mas retornou para a Prima Raça.
Além dos bons resultados de produção o cooperado destacou a questão da sanidade animal. “Os animais também estão saudáveis, sendo difícil de ter doenças que prejudicam a produção e quando ocorre é fácil de resolver, não trazendo problemas ou prejuízos. Por isso, creio que é a melhor ração que já usamos”.
COOPERATIVA
O cooperado também falou sobre a relação com a cooperativa. “Estamos com a Primato desde quando abriu a unidade em Vera Cruz do Oeste e estamos satisfeitos com nossa parceria, pois temos boas negociações, produtos veterinários e uma ração de qualidade”, comentou Wanderlei que concluiu, “além da participação nas sobras, vemos que é importante fazer parte da cooperativa, diferente da relação com outras empresas”.