O autoconhecimento permite descobertas sobre qualidades, capacidades, bem como pontos de melhorias de cada pessoa. Esta habilidade pode trazer qualidade de vida, uma vez que o indivíduo conhece suas limitações e busca aprimorar suas habilidades, seja no campo pessoal ou profissional.
Com este objetivo é que um grupo de colaboradores da Primato Cooperativa Agroindustrial estão participando do curso Eneagrama, desenvolvido na sede administrativa.
ORIGEM
Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, em sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo. No mundo moderno, a presença do eneagrama se deve a Gurdjieff, filósofo armênio que ensinou filosofia do autoconhecimento profundo no começo do século passado. Gurdjieff deparou-se com o símbolo em uma de suas viagens e passou a utilizá-lo como um modelo de processos naturais.
Alguns anos mais tarde, Oscar Ichazo, filósofo boliviano que, assim como Gurdjieff, era fascinado pela ideia de recuperar conhecimentos perdidos, pesquisou e sintetizou os vários elementos do eneagrama. No início da década de 50, Ichazo associou as nove pontas do símbolo aos nove atributos divinos que refletem a natureza humana, oriundos da tradição cristã. Nascia a relação entre o eneagrama e os tipos de personalidade. Ao longo dos anos seguintes, Ichazo estabeleceu a sequência adequada de emoções no símbolo, fazendo mais de 108 eneagramas descrevendo processos e criando o primeiro mapa da psique humana para elevação do nível de consciência. Por fim, em 1970, o médico psiquiatra Claudio Naranjo correlacionou os tipos do eneagrama às características psiquiátricas que conhecia, começando a expandir as resumidas descrições de Ichazo e montando um sistema de tipologias.
ENEAGRAMA
Segundo a psicóloga e coach Patrícia Cocoletto, instrutora do eneagrama, coloca como um desafio de se conhecer. “Estamos aqui na Primato para apresentar o eneagrama a um grupo de colaboradores que aceitou o desafio de se conhecer”, explicou Patrícia que complementou, “o eneagrama explica nove tipos de personalidade, quais são seus pontos fortes e os de melhoria. O indivíduo que tem autoconhecimento está em vantagem com as outras pessoas, pois pode prever e controlar seu próprio comportamento”.
PRIMATO
Para o assistente administrativo de suínos, Emerson de Assis, é uma oportunidade de se conhecer e melhorar. “Estou no eneagrama porque espero ter um desenvolvimento pessoal e profissional, pensando em entender melhor meus pontos fortes, utilizar de forma positiva e identificar meus pontos fracos, buscando melhorias neste sentido”, enalteceu Emerson que concluiu, “é uma ótima oportunidade de aplicar o conceito no dia a dia e se tornar uma pessoa e profissional cada vez melhor”.