A região oeste do Paraná se destaca na suinocultura e vem cada vez mais trazendo bons resultados e grandes exemplos não somente locais, mas no cenário nacional. Os cooperados da Primato Cooperativa Agroindustrial trabalham de forma integrada e buscam desenvolver a atividade através do cuidado, seguindo as instruções da assistência técnica que relaciona sanidade, alimentação e nutrição animal.
E a questão da conversão alimentar é fator primordial para que os resultados sejam alcançados.
CONVERSÃO
Uma nutrição de qualidade deve respeitar a curva de crescimento dos animais, potencializar a deposição de tecido muscular em detrimento do gorduroso e proporcionar qualidade e rendimento de carcaça. Embora seja uma medida relativamente simples (ração ingerida e ganho de peso), a conversão alimentar serve como alerta para tomada de decisões. A melhoria de conversão ocorre pela combinação de vários fatores relacionados às formulações, à dieta, instalações, sexo, genética, status sanitário e manejo.
O bom exemplo de conversão animal vem do cooperado Ladir Rosseto, da Linha Lageado Grande em Toledo, que no dia 1º de agosto ganhou o primeiro lugar no Prêmio Quem é Quem na abertura da AveSui 2018, em Medianeira.
INTEGRAÇÃO
A Categoria “Melhor Gestor Cooperado Suínos”, Ladir teve um resultado em conversão alimentar que foi eleito o melhor do Brasil. “É de suma importância o reconhecimento e o prêmio de relevância nacional, que demonstra que a cooperativa vem desenvolvendo um trabalho que traz grandes resultados e que demonstra que mesmo sendo regional, nós estamos atuando de igual com outras grandes empresas no segmento, motivo para nos orgulharmos e continuarmos o trabalho na suinocultura”, enalteceu o encarregado de suínos Márcio José Bach.
COOPERAÇÃO
Segundo o cooperado Ladir Rosseto, o reconhecimento do seu trabalho integrado com a cooperativa é muito importante para que a atividade seja feita de forma efetiva. “O segredo desse bom trabalho é o manejo, pois é através dele que conseguimos desenvolver a atividade e alcançar os resultados esperados”, enfatizou o cooperado que complementou, “o cuidado também é fundamental. Temos essa atenção porque a atividade representa 50% do nosso orçamento, então, temos uma grande responsabilidade de fazer da forma certa e que garanta os resultados esperados, tanto pela gente como pela Primato, a quem somos integrados”.
AVESUI
A AveSui 2018 – Feira da América Latina de Aves, Suínos e Peixes reuniu as principais empresas e profissionais envolvidos e teve palestras técnicas, workshops, além de seminários técnicos científicos. “Para nós da Primato é uma grande satisfação participar e ser premiado na categoria suínos, na qual estamos atuando de forma integrada e buscando sempre os melhores resultados com a atividade”, enalteceu o presidente da Primato Ilmo Werle Welter que concluiu, “parabéns ao nosso cooperado Ladir Rosseto e todos os integrados na suinocultura da Primato, que possamos evoluir cada vez mais não somente na atividade, mas em todos os negócios da cooperativa”.