Primato Sedia Treinamento de Novas Técnicas de Combate ao Incêndio do Corpo de Bombeiros

Na tarde de quinta-feira (12) o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo realizou a última etapa de uma capacitação da equipe com novas técnicas de combate a incêndio. A capacitação aconteceu na sede da Associação Primato e foi realizada no contêiner que foi adquirido através do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
No curso, 14 alunos e mais quatro instrutores participaram com uma técnica nova no Brasil de combate a incêndio. “Essa técnica visa minimizar o consumo de água e causar menos danos aos materiais que ainda não foram consumidos pelo fogo. No termo técnico é salvatagem de materiais”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros Luiz Eduardo Zarpellon.

TREINAMENTO
Essa capacitação já acontece desde o ano passado e aproximadamente 150 bombeiros de cidades como Toledo, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Guaíra já a realizaram. Zarpellon conta ainda que o contêiner usado no treinamento permite a equipe utilizar as técnicas necessárias no treinamento além de expor o bombeiro numa situação de calor intenso. “É uma temperatura muito alta, tem equipamento nosso que até derrete, é um comportamento extremo de fogo e calor. Então, ele permite uma série de situações porque o bombeiro é um trabalho muito técnico, exige equipamentos técnicos, posturas técnicas, e a gente busca isso, sempre tentar melhorar, aperfeiçoar sempre”, reforça o capitão.

EQUIPAMENTOS
Nesse treinamento, os bombeiros utilizam os mesmos equipamentos de uma eventual situação real, como a roupa de combate a incêndio, o capacete, equipamento de proteção respiratória com o cilindro e máscara, entre outros. Segundo Zarpellon a ideia é se adaptar cada vez mais com ele, porque é um equipamento claustrofóbico. “Quando submetemos o bombeiro a esse tipo de situação no treinamento, ele acaba se acostumando e num momento que for necessário, num incêndio real, ele utiliza o equipamento sem maiores problemas”, comenta.
Ele salienta que a corporação também tem outras novidades como um esguicho diferente trazido da Alemanha com características operacionais que facilitam o trabalho da equipe até mesmo à noite, além de uma câmera térmica para medir a temperatura do local. No treinamento de ontem a câmera registrou temperaturas acima dos 600ºC.

PREPARADOS
Além da parte prática, a equipe recebeu um treinamento teórico na parte da manhã no quartel em Toledo onde foram dadas todas as instruções necessárias para a atividade. Com isso, Zarpellon cita que 100% do efetivo de Toledo recebeu esse treinamento especial. “Hoje Toledo tem uma equipe bem preparada. Todos, sem exceção, até o pessoal do administrativo, estão preparados para qualquer situação e a ideia no decorrer do ano é manter esse treinamento”, lembra.
No Estado do Paraná são três contêineres deste tipo utilizados para o treinamento do Corpo de Bombeiros. O primeiro adquirido foi em Araucária, o segundo em Toledo e o terceiro em Guarapuava. “Por estar em Toledo fica mais fácil para nós usarmos obviamente, então a gente traz os alunos, mas a equipe de treinamento é nossa, então, quanto mais você dá instruções mais aprende. A melhor maneira de você aprender é ensinando”, finaliza o capitão Zarpellon.

ABRIL VERDE PRIMATO
O contêiner utilizado no treinamento do Corpo de Bombeiros na última quinta-feira (12) faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e também é usado para a capacitação de brigadistas das empresas, algo que acontece mensalmente. “Um dos valores da Primato é a segurança e a gente tem trabalhado e prezado pela segurança dos nossos colaboradores”, comenta a técnica de segurança do trabalho da Primato Kamila da Silva Oliveira. Ela cita o exemplo que acontece na área de recebimento de grãos na cooperativa, que atende toda legislação, como proteção em máquinas, guarda-corpo, escadas, entre outros fatores de proteção do funcionário. “Então a gente faz treinamento, capacitação dos funcionários, fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e estamos com dois projetos agora na nossa cooperativa que é o atendimento a legislação de NR10, sistema elétrico, adequações de máquinas e equipamentos de NR12. Com isso a gente busca trabalhar essa parte tanto de adequar um ambiente como orientar os nossos colaboradores”, complementa. Em pleno mês que lembra a campanha Abril Verde, movimento de reforço dos cuidados com a saúde e proteção dos trabalhadores, Kamila lembra das atividades desenvolvidas na cooperativa nesse período. “Este mês a gente passou para os nossos líderes fazerem toda semana uma DSS com o nosso pessoal, que é diálogo semanal de segurança e um dos temas foi o Abril Verde. Para reforçar o assunto entregamos os lacinhos verdes para os colaboradores e vamos ter também uma campanha de vacinação contra a gripe para cuidar da saúde deles, além da parte dos treinamentos”, finaliza Kamila.

Via: Jornal do Oeste | Franciele Mota

Voltar