Dando sequência à série de encontros com candidatos ligados ao setor do agronegócio, dentro do Programa de Educação Política desenvolvido pela Ocepar, integrantes da diretoria e do Conselho de Administração da Primato Cooperativa Agroindustrial receberam o deputado federal Sérgio Souza. Ele estava acompanhado do prefeito de Toledo Beto Lunitti e do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico Diego Bonaldo.
“Nosso objetivo é ouvir e apresentar os anseios do sistema cooperativista”, explicou o presidente da Primato Anderson Léo Sabadin. De acordo com ele, “precisamos defender os candidatos que tenham sintonia conosco, até porque quando formos demandar algo teremos um acesso mais fácil”. Sabadin ainda disse que Sérgio Souza é um dos deputados que representa o setor nas discussões no agro.
TRABALHO
O vice-presidente da Primato, Cezar Luiz Dondoni, comentou sobre o encontro com os deputados federais realizado em Brasília na OCB e destacou a dedicação de Sérgio Souza na presidência da Frente Parlamentar. “Saímos de lá com uma visão bem diferente da classe política”, disse Cezar Dondoni, destacando ser “muito interessante” o trabalho desenvolvido em conjunto entre a OCB e os deputados federais ligados ao agronegócio e ao cooperativismo.
DEDICAÇÃO
O prefeito Beto Lunitti ressaltou que a ligação com Sérgio Souza vem de muito tempo. Papel importante para os municípios e foi responsável por várias ações em Toledo, em especial na consolidação do município “como o maior produtor de alimentos e vocês aqui da Primato são genuinamente deste berço, da produção de alimentos”, disse o prefeito.
Lunitti enalteceu o papel do deputado Sérgio Souza no alinhamento de algumas ações do Plano de Governo da Prefeitura de Toledo e lembrou ser a vinda da Embrapa “uma filha do Sérgio Souza”. O prefeito de Toledo afirmou ainda que Souza é um deputado que age. “Tudo aquilo que queremos de uma pessoa que defenda os interesses regionais encontramos no Sérgio, que tem uma dedicação acima da média e pleno conhecimento da realidade local”.
HISTÓRIA
O deputado Sérgio Souza contou um pouco de sua trajetória e a forte ligação com o campo. Ele é filho de agricultores familiares e desde cedo ajudou na roça, “fazendo tudo que um piá pode fazer numa propriedade”, disse ele, também lembrando como a política entrou em sua vida, quando assumiu uma cadeira no Senado Federal.
“Quem conhece as necessidades do estado são as entidades e, quando assumi como senador, fiz questão de entrar em contato com todas as entidades representativas do Paraná, como a Ocepar, Fiep, Faciap, entre outras, porque queria conhecer as reais necessidades do Paraná”, frisou o parlamentar.
Líder da chamada Bancada Ruralista no Congresso Nacional e integrante da Frencoop, Sérgio Souza explicou como funciona o trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária, hoje a mais respeitada dentro do Congresso Nacional. “Nenhum projeto se movimenta sem haver um diálogo prévio. Isso não acontece por acaso. É porque se tem organização”, apontou o deputado, lembrando do trabalho feito por vários defensores do agronegócio ao longo dos últimos anos depois de tantas derrotas e problemas enfrentados dentro do Congresso Nacional. Hoje são 48 entidades que estão dentro do Instituto Pensar Agro, “onde pensamos o agro no país”. Souza destacou ainda que mais de 58% do PIB nacional está dentro do Instituto. “Hoje não fazemos nada sem ser devidamente estudado”, acrescentou o parlamentar, destacando muitas vitórias conquistadas através deste trabalho.
CORRUPÇÃO
O parlamentar afirmou que é preciso ocupar o espaço dentro da política porque senão alguém o fará e que desde o início tem trabalhado para a redução do custo de produção que, de acordo com ele, passa pelo combate à corrupção, cuja origem está na burocracia em sua visão. “Quanto mais dificuldade houver num sistema, mais vai aparecer alguém vendendo facilidade”, avaliou. E completou: “A corrupção e é o grande câncer do nosso país e está enraizado em todos os cantos. E não está apenas no setor público, mas no privado também”.
CUSTOS
Outra preocupação de Sérgio Souza tem sido o custo da logística e tentar reduzir os custos dos modais de transporte. Relator da nova lei de concessões para aeroportos, ferrovias e rodovias, o deputado comentou sobre a questão do pedágio no Paraná. “Vai ter pedágio? Vai! Mas nunca mais com o modelo que estava aí”, disparou ao lembrar que estão previstas novas praças na BR-163 e entre Toledo e Cascavel, “mas precisamos defender uma tarifa justa”.
POLÍTICA
Sobre o atual momento político que o Brasil atravessa, Sérgio Souza afirmou que cidadão está olhando hoje de uma forma diferente. “Não basta ser honesto. É preciso ser competente”, comentou e acrescentou: “Estamos voltando a uma percepção da sociedade no tradicionalismo político, de quem verdadeiramente representa suas necessidades e representação é quando a gente entende as causas de vocês”.
Para o parlamentar, encontros como esse realizado na Primato são importantes por poder falar de maneira direta sobre o trabalho desenvolvido na Câmara Federal. “A política é do bem. Alguns políticos é que não são do bem”, analisou Sérgio Souza, ressaltando que trabalha para tentar melhorar a vida das pessoas. “É assim que eu trabalho e procuro fazer no Congresso Nacional e tenho muito orgulho em poder representar o Oeste do Paraná”, finalizou.