Mamografias gratuitas estão sendo oferecidas para colaboradoras da Primato

Para marcar a campanha Outubro Rosa, equipe fez parceria para realização de exames e está reforçando orientações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

Em alusão a campanha Outubro Rosa, voltada para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o SESMIT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) da Primato Cooperativa organizou ações para incentivar as mulheres a cuidarem da saúde. 

Desde o primeiro dia do mês, por meio do “diálogo semanal de saúde e segurança”, informações estão sendo disseminadas para que as colaboradoras fiquem atentas aos sinais de alerta do câncer de mama, observando o corpo e fazendo o autoexame. A presença de um caroço endurecido, fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos, mas outros pontos devem ser notados: alterações no mamilo, pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, além de pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. 

E sabendo da importância da realização de exames frequentes, a Primato está oportunizando procedimentos gratuitos para as colaboradoras. Em parceria com a Diagnose Clínica de Imagem, mamografias estão sendo disponibilizadas sem custo para as colaboradoras a partir de 40 anos de idade ou de 39 anos para baixo com indicação médica. A orientação é procurar o líder de cada setor para que possa ser feito o agendamento. “Temos colaboradoras de diferentes faixas etárias e algumas nunca realizaram esse exame. Por isso decidimos facilitar o acesso à mamografia. São três unidades da Diagnose no centro de Toledo disponíveis para agendamento de horários. Cada exame será avaliado pela nossa médica do trabalho e, caso tenha alguma alteração, a colaboradora será encaminhada para o tratamento” explica a técnica de enfermagem do trabalho Patrícia Geller.

“Tendo em vista que hoje 53% do quadro de colaboradores da cooperativa é formado por mulheres, nós temos que levantar essa bandeira e reforçar o quanto é importante que as mulheres tirem esse tempo para fazer o toque da mama e monitorar a saúde preventivamente. E apesar do foco estar nas mulheres, justamente porque os índices de câncer de mama são maiores no público feminino, existem também os casos em homens e temos que lembrá-los de tomar os cuidados”, finaliza Patrícia.

Voltar