A atividade leiteira e a assistência social

A grande maioria dos produtores rurais que atuam com a pecuária de leite fazem um trabalho importante na cadeia de produção do segmento, ajudando a ter melhores resultados em produção e rendimentos em suas propriedades e no orçamento de cada um.
Mas existe ainda quem desenvolve a atividade como subsistência, mas não apenas para uso próprio da família, mas sim, na ajuda ao próximo.
Esse trabalho de assistência social é muito importante nas comunidades onde há muitas pessoas desassistidas e que precisam de ajuda, como por exemplo Casas de repouso para idosos, escolas comunitárias, hospitais de ajuda, entre outros. Nesses casos, toda a propriedade é otimizada para gerar alimentos, energia e renda extra no orçamento que muitas vezes, tem recursos através de ajudas da sociedade civil organizada.
Um trabalho filantrópico que auxilia jovens na educação, saúde e formação, assim como disponibiliza assistência médica e social para as pessoas de terceira idade que não têm condições financeiras.

NOVA SANTA ROSA
E para ilustrar esta situação apresentamos um projeto que há décadas vem trazendo este auxílio a crianças, jovens e idosos de Nova Santa Rosa (PR). É o Lar Belém, que foi fundado pelo cooperado Christoph Kruger. “Aqui no Lar Belém, que também abriga a Casa de Repouso Emanuel, um hospital e uma escola, temos uma área de 24 alqueires onde temos esta estrutura e centenas de pessoas em nossa reponsabilidade, sejam crianças, adultos e idosos”, explicou Armindo Neske que trabalha na propriedade e complementou, “para atender a demanda de alimentos que utilizamos aqui, fazemos algumas atividades como a pecuária de leite. Nosso plantel geral é de 50 animais, sendo 18 em lactação, com uma média de 21 litros cada em duas ordenhas diárias”.
Segundo Armindo, boa parte da produção de leite é utilizada no Lar Belém e o excedente é entregue à Primato.

RAÇÃO
“Nós utilizamos a Prima Raça 22% especial há mais de dez anos e posso afirmar que se trata de uma ração excelente, pois já trabalhamos com outras marcas mas somente com a Primato tivemos recordes de produção, considerando que somos pequenos”, enfatizou Armindo que complementou, “é uma ração padronizada, que mantém as médias de leite, com o plantel sempre saudável, o que é importante para nós que temos a necessidade de uso interno em nossas instalações. Um leite de qualidade, então só elogios para a Prima Raça que usamos aqui”.

COOPERATIVA
Sobre a relação com a cooperativa o destaque é a parceria. “O Christoph Kruger é cooperado desde o início da cooperativa e temos uma excelente relação com a Primato, seja com a ração, medicamentos, tudo que precisamos aqui, negociamos lá na unidade e por isso para nós é muito importante a parceria. Além do mais, todos os anos a Primato nos ajuda através de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza, então, é uma verdadeira parceira do Lar Belém”.
No mês de setembro deste ano a Primato fez a entrega de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal arrecadados via o Projeto Primar e o Primato Supermercado.
Na propriedade atua Armindo e sua esposa Marlice Neske. A esposa e o filho do cooperado Susane e Ephraim Krüger acompanham o trabalho na instituição.

Voltar