Para que haja possibilidade real de resultados positivos na atividade leiteira se faz necessário investimentos que vão desde infraestrutura, genética, nutrição animal a assistência técnica. Ter a vocação e determinação de diariamente trabalhar para que tudo possa estar alinhado e em funcionamento faz a diferença em produção e rentabilidade.
A atividade quando feita em família e com a sucessão familiar, tem maiores chances de obter os resultados esperados. Por isso, o produtor rural que segue esta linha e também diversifica sua propriedade com agricultura e pecuária pode ter mais fontes de renda e com isso ter melhores resultados durante todo o ano.
Esse modelo de gestão da propriedade é uma tendência que chegou e vem trazendo uma nova forma de remuneração para o setor.
VERA CRUZ DO OESTE
Em se tratando de otimização e diversificação na propriedade trazemos o exemplo do cooperado Wanderlei Miguel de Oliveira, da localidade de Barro Preto, em Vera Cruz do Oeste-PR. Ele atua com agricultura e pecuária leiteira, investindo em estrutura e nutrição animal e com isso, consegue fazer três ordenhas por dia. “Temos uma área de 8 alqueires, sendo uma parte para agricultura e a outra para pecuária de leite”, explicou Wanderlei que complementou, “trabalhamos eu, minha esposa e meus filhos, quando não estão estudando”.
Segundo o filho do cooperado, Christian Leonardo de Oliveira, boa parte da terra é utilizada para silagem e outra para agricultura. “Na parte agrícola fazemos soja e milho, mas a grande parte é utilizada para silagem”, destacou.
RAÇÃO
Na parte de pecuária leiteira o cooperado enfatizou a questão de sua produção. “Temos um plantel de 95 animais, sendo 52 em lactação com a média geral de 39 litros cada, isso porque conseguimos fazer três ordenhas por dia”, explicou Cristian.
Na propriedade, o cooperado utiliza todo o programa de nutrição animal Prima Raça. “Utilizamos a Prima Raça 22% especial há mais de três anos e por isso estamos com essa média, é a melhor ração que já utilizamos”, disse Christian que complementou, “e usamos a ração para confinamento, pré-parto e para bezerros também, isso traz toda a segurança com sanidade, produção e engorda”.
O cooperado fez questão de destacar a sanidade animal. “Os animais também estão saudáveis, sendo difícil de ter doenças que prejudicam a produção e quando ocorre é fácil de resolver, não trazendo problemas ou prejuízos. Por isso, creio que é a melhor ração que já usamos”, enalteceu Wanderlei.
COOPERATIVA
O cooperado falou também sobre a relação com a cooperativa. “Estamos com a Primato desde quando abriu a unidade em Vera Cruz do Oeste, e utilizando a ração e toda a gama de produtos há três anos sem interrupções. Posso dizer que estamos satisfeitos com nossa parceria, temos boas negociações em tudo que precisamos, como produtos veterinários e contamos com uma linha de ração de qualidade, em qualquer estágio do plantel”, comentou Wanderlei que concluiu, “além da participação nas sobras, vemos que é importante fazer parte da cooperativa, diferente da relação com outras empresas”.
Na propriedade trabalham além de Wanderlei e o filho Cristian, a esposa e mais um casal de funcionários.