Com objetivo de tornar as operações de trabalho no período de distanciamento social mais seguras para os colaboradores e os clientes que a Primato Cooperativa Agroindustrial criou o Comitê Primato de Prevenção a Epidemias, Pandemias e Surtos, que monitora a situação em tempo real. Algumas ações foram colocadas em prática seguindo as recomendações dos órgãos reguladores, principalmente na atividade de supermercado.
TREINAMENTO
A Rede Primato Supermercado passou por adaptações para que fosse possível seguir o protocolo determinado para os estabelecimentos que podem continuar abertos. “Adaptamos as unidades de supermercados com colaboradores que estão limpando e desinfetando cestas e carrinhos de compras, assim como todos os produtos nas gôndolas. Outra ação foi a de comunicar com cartazes os espaços permitidos em filas e que cada cliente aguarde ser chamado no caixa, mantendo uma distância segura”, enfatizou o diretor executivo da Primato, Anderson Sabadin que complementou, “o controle de pessoas que entram dentro do mercado respeitando o número mínimo dentro de cada loja, entre entrada e saída. Quem entra recebe uma borrifada de álcool 70% na mãos e é instruído a ficar o máximo de 20 minutos dentro da unidade”.
Postos de combustíveis e farmácia também receberam suas instruções de espaço e como pode ser o atendimento, que segue aberto normalmente, “mas como os devidos cuidados”, destacou Sabadin.
VACINA
No sábado (21), os colaboradores de todas as unidades da rede supermercados e postos de combustíveis receberam vacinas. “No sábado dia 21, nós da área de saúde ocupacional iniciamos juntos a toda as unidades de mercados e postos de combustíveis a vacinação dos colaboradores contra a gripe H1N1, sendo a vacina quadrivalente”, explicou a técnica de enfermagem do trabalho da Primato, Patrícia dos Santos Oliveira Geller que complementou, “a vacina foi fornecida para todos os colaboradores da linha de frente como, caixas, frente de caixas, recepcionistas, liderança, equipe de açougue, padaria e hortifrúti, assim como nos postos, frentistas, caixas e encarregado”.
Segundo Patrícia, mesmo que não seja a vacina para o coronavírus “é de suma importância por ser a vacina da gripe e da H1N1 e uma vez o colaborador vacinado já é um grande passo para que ele não adquira o Covid-19, por estarem atendendo os clientes de forma geral”.
TERMÔMETRO
Uma das novidades que está em curso é o termômetro digital, que faz a leitura da temperatura média do corpo de cada cliente. “O procedimento é ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero, posicionar o termômetro na testa na região acima da sobrancelha com uma distância de 3 cm da pele e ler o valor da temperatura que sai imediatamente e retirar o termômetro da testa. A temperatura corporal acima de 37,8ºC será diagnosticado como febril e será solicitado que não adentre o estabelecimento e procure ligar nos telefones disponíveis da Secretaria da Saúde do Município (45) 3055-8872 ou (45) 3252-7851”, concluiu Patrícia.