A exclusividade e dedicação a pecuária leiteira

Em muitas pequenas propriedades rurais a diversificação das atividades é uma solução para uma maior rentabilidade e opção para ter múltiplos canais de remuneração durante o ano. Ter mais uma atividade exige também maior atenção e mais pessoas para que, todas possam ser cumpridas de forma correta. Mas há ainda quem procura desenvolver exclusivamente uma atividade. A pecuária de leite é uma delas, tendo produtores que buscam focar nesta atividade com o objetivo de obter melhores resultados. Tanto que em alguns casos, o arrendamento de terras é preciso para ampliar ou melhorar pastagens e espaços para os animais.

NOVA SANTA ROSA
Um exemplo de exclusividade na atividade leiteira vem do cooperado Claudio Miguel Oppermann, da Linha Guaçu, no município de Nova Santa Rosa (PR). “O tamanho da propriedade é de 13 hectares, que utilizamos exclusivamente para o gado de leite, atividade que estamos há muitos anos e que através de assistência melhoramos a nossa produtividade”, disse o cooperado.

RAÇÃO
“Temos um plantel de 40 animais, sendo 14 em lactação, com uma média diária de 19 litros cada”, explicou Claudio que complementou, “utilizamos a Prima Raça 20% há alguns anos e de forma geral é uma boa ração, os animais respondem bem e a produção está muito boa também”.

COOPERATIVA  
Claudio é cooperado desde 1998 e tem uma longa relação com a cooperativa. “Posso dizer que a relação com a Primato é muito boa, temos boas negociações, compramos medicamentos veterinários, ração, produtos agropecuários e também, tudo que aprendemos sobre leite foi com a assistência técnica que tivemos há alguns anos atrás da Primato, então, no geral estamos contentes com a parceria”. 

Voltar