Primato implementa novo sistema de gestão empresarial integrada em toda a cooperativa

Com o objetivo de melhorar os processos de gestão da informação que a Primato Cooperativa Agroindustrial implementou novo sistema integrado de gestão. Com a sigla em inglês ERP (Enterprise Resource Planning), que significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é na prática o sistema usado pela cooperativa para gerir suas informações, automatizando e organizando os processos.

IMPLEMENTAÇÃO
Com o passar do tempo e crescimento da Primato, os pequenos processos ficaram grandes, novos negócios se incorporam trazendo assim vários novos processos, dificuldades e necessidades de controle. “Com isso, a diversidade de sistemas e regras de negócios dificultam a gestão da informação, trazendo dificuldades na tomada de decisão. Para melhor gerir os negócios, desperta a necessidade de um agrupamento das informações, dos processos e do padrão em realizar a organização da empresa”, explicou a encarregada do departamento de TI da Primato, Greyce Eluiza Baldessar que complementou, “visando isso precisa-se de um ERP mais robusto que atenda o máximo possível dos nossos negócios, facilitando a gestão, evolução e manutenção das nossas atividades”.

PROJETO INOVAR
O Projeto Inovar consiste numa mobilização pela busca de soluções dentro do universo de processos nas várias áreas de atuação na cooperativa, onde a premissa básica é a padronização e consolidação dos processos administrativos e produtivos na contínua busca de resultados. “Em conjunto com esta mudança e inovação de processos vem a troca do ERP da Primato, para termos ferramentas que apresentem estas melhorias”, explicou a encarregada.
“O projeto Inovar iniciou em 2017, tendo como 1ª fase a avaliação das possíveis empresas de sistema, que através de pesquisa e atribuição de notas pelos usuários chaves, se determinou como escolhida em novembro de 2017, a empresa Viasoft. A implantação do sistema iniciou no mês seguinte e vem seguindo desde então com análises e levantamentos dos processos, personalizações e adequações de nossos processos ao sistema. Também houve customizações por parte do sistema para atender aos negócios da Primato”, disse Greyce.

MUDANÇAS
A troca de ERP trará além de organização e padrão nas atividades, maior controle das atividades, maior confiança nas informações e mais agilidade na tomada de decisão. “Temos que pensar que no mundo de hoje as informações é que movem os negócios, e captar elas de forma eficaz, rápida e de forma integrada é um passo a frente para a evolução dos negócios”, destacou Greyce que ainda complementou, “nossos colaboradores estarão com um ERP padronizado, com telas iguais entre os negócios, facilitando assim o entendimento de como o sistema executa as rotinas, tendo acesso as tecnologias que nos ajudarão no dia a dia como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), vendas por tablet/celular. Nossa diretoria, conselho, encarregados e líderes, terão as informações em tempo real e com confiabilidade (B.I – Business Intelligence), assim como nossos cooperados e clientes verão no dia a dia a agilidade que o sistema nos oferece, com as informações todas integradas e na hora que solicitar”.

OBJETIVOS
São três os principais objetivos da ERP:

  • Melhorar a Gestão de Negócios: Melhores níveis de controles internos, proporcionando uma eficaz rastreabilidade de operações, contribuindo ainda para a tomada de decisões mais rápidas.
  • Redução de Custos Operacionais: Eliminação de informações relacionadas à entrada e saída de documentos em duplicidade, mitigando e controlando os custos de grande impacto no negócio.
  • Padronização dos Processos de Negócio: Adequação aos processos de melhores práticas de mercado.

“A primeira mudança do sistema para Viasoft ocorreu nos postos de combustíveis (Av.Cirne Lima e Rua Barão do Rio Branco) em Toledo, nos dia 24 e 26 de agosto. Na sequência foram os restaurantes no dia 1º de setembro. Muitos já sentiram a mudança e as melhorias implantadas no sistema Viasoft. E agora em 1° de outubro toda a cooperativa estará sendo migrada para o sistema viasoft”, concluiu Greyce.

 

Voltar