O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, do Sistema Ocepar, se propõe a modelar a organização internamente para atender a todos os requisitos que implicam em estar em Compliance. Com objetivo de apresentar mais detalhes do programa, que aconteceu no dia 13 de setembro, uma reunião com diretoria, encarregados e conselheiros da Primato Cooperativa Agroindustrial na sede da associação em Toledo (PR).
COMPLIANCE
Compliance é uma palavra da língua inglesa que significa conformidade e tem origem no verbo “to comply” que significa obedecer, cumprir, agir de acordo com uma regra. Através dele, garante que os mecanismos e procedimentos internos como normas, fiscalização, auditoria, incentivo às denúncias de não conformidades e aplicação do código de conduta cumpram a sua finalidade e sejam comunicados internamente. Empresas são pessoas jurídicas compostas por várias pessoas físicas e que, sem regulamentos que orientem suas condutas, as possibilidades de ocorrerem comportamentos indesejados são maiores.
PROGRAMA
O Programa de Compliance é uma estratégia que comunica às pessoas de que a empresa não está disposta a aceitar comportamentos e atitudes que não estejam de acordo com as regras. Para instituir este modelo de gestão, o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, lançou o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, em parceria com a Escola de Negócios da PUCPR.
“O compromisso do Sistema Ocepar é trazer conhecimentos e informações para que as cooperativas desenvolvam o seu próprio Programa de Compliance”, enfatizou Superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche através do Portal do Programa. Por sua vez, o Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Bruno Henrique da Rocha Fernandes, também através do portal do programa destacou “Compliance significa conformidade com as leis e as normas. Neste Programa em particular, procuramos estimular a cultura da integridade e melhorar processos, em cada uma das Cooperativas, de tal forma que consigam melhorar a visibilidade para todas as partes interessadas.”
PRIMATO
“Muito importante o lançamento deste projeto que visa a conformidade na condução dos negócios dentro das cooperativas. Aqui na Primato nós temos implementado há dois anos o compliance através de nossa auditoria interna, mas é preciso ressaltar que esta ação do Sescoop/PR e da Escola de Negócios da PUCPR é fundamental para que possamos ter mais informações, discutir os principais pontos e com isso, implementar em cada setor e negócio de nossa cooperativa este programa que é benéfico à todos os envolvidos”, enalteceu o presidente da Primato, Ilmo Werle Welter.
Para conhecer mais sobre o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense acesse http://compliance.sistemaocepar.coop.br/#PROGRAMA.