Encontro estadual reúne jovens cooperativistas em Palotina

Mais de 200 jovens de 17 cooperativas do Paraná participaram nos dias 24 e 25 de julho, na Associação dos Funcionários da C.Vale em Palotina, no oeste do Paraná, do Encontro Estadual da Juventude Cooperativista.
A 28ª edição do evento foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Juventude Cooperativista, Eliane Goulart Festa, “os participantes estiveram envolvidos em atividades que promovem o desenvolvimento e a troca de experiências fortalecendo o cooperativismo”. 

ENCONTRO
Ao falar sobre cenário e desafios do agronegócio, o economista da Safras e Mercado, Paulo Molinari, chamou a atenção do público jovem sobre seu real papel no desenvolvimento do agronegócio. Um dos primeiros pontos levantados por Molinari foi a importância da terra como meio de produção e negócio. O economista reforçou que os jovens devem ficar atentos a quarta revolução industrial, que é a tecnologia. “Vocês já dominam essas ferramentas. Leiam, estudem economia. Basicamente esse é o negócio de vocês. A demanda será sempre crescente. Olhem para frente”, reforçou. 
A programação contou com dinâmicas e atividades em grupo conduzidas pelo consultor Eliseu Hoffmann. Na quinta-feira (25), foram realizadas atividades culturais e uma palestra com ex-integrante do Bope e consultor de segurança Rodrigo Pimentel.

PRIMATO
Segundo a agente de cooperativismo da Primato Cooperativa Agroindustrial, Carolina Carvalho Garcia de Souza, este ano a Primato tem buscado estreitar ainda mais o vínculo entre cooperativa, cooperado e toda sua família. “Neste sentido, convidamos jovens cooperados e filhos de cooperados para participarem deste importante evento e conhecerem grupos de jovens de outras cooperativas, saber como eles trabalham, para assim iniciarmos um trabalho de formação de liderança jovem na Primato, pensando na sucessão das propriedades, na sustentabilidade da nossa cooperativa e no futuro do cooperativismo”, enfatizou.
O evento reuniu conteúdo técnico e comportamental, contribuindo para a formação pessoal e profissional dos jovens. “O retorno que tive deles, destes dois dias de evento, foi muito positivo, afinal, foi a primeira vez que a Primato participou do JOVEMCOOP e eles ficaram impressionados com a força do cooperativismo paranaense e, muito gratos à Primato por proporcionar esta oportunidade. Isto com certeza nos motiva a promover outras ações voltadas aos nossos cooperados, fortalecendo cada vez mais este relacionamento e colhendo bons frutos”, complementou Carolina.

JUVENTUDE 
“Adorei o evento, todos aprendemos coisas técnicas e comportamentais que com certeza levaremos para a vida, e serviu também para nos aproximar mais da cooperativa, acredito que irá melhorar o elo com o jovem cooperado”, disse a filha de cooperado, Andressa Lais Seibert, que também participou do programa de formação de conselheiros da Primato.
Por sua vez a filha de cooperado, Julia Ansolin, aprovou o evento e espera estar presente no movimento cooperativista. “Gostaria de agradecer o convite, foi um evento incrível que nos trouxe muito aprendizado e espero participar dos próximos”, disse.

Voltar