O Dia C – Dia de Cooperar – é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, que visa beneficiar as comunidades e fortalecer o espírito cooperativo.
DIA C
O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, como um projeto inovador. A iniciativa ganhou força por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e foi estendida para outros estados a partir de 2013. Hoje o Dia C assume a feição de movimento perene, com adesão cada vez maior de cooperativas e de voluntários. Em 2019, o Dia de Cooperar completa 10 anos de existência e já é uma realidade em todos os estados brasileiros, onde uma média de 1,5 mil cooperativas beneficiam, todos os anos e a cada edição, mais de dois milhões de pessoas.
TOLEDO
Pelo quarto ano consecutivo oito cooperativas de Toledo se unem para promover uma ação beneficente que, na edição deste ano, será em prol da Fundação Waldyr Luiz Becker. A entidade foi criada em 2005 com a finalidade de dar qualidade de vida ao paciente oncológico e sua família, realizando um trabalho de educação continuada, visitas domiciliares, reuniões e palestras. “Atendemos a todos de forma filantrópica, prestando assistência, fazendo doações de suplementos alimentares, cestas básicas e empréstimos de equipamentos hospitalares. Para isso, contamos com o auxílio de voluntários em várias áreas”, explicou a voluntária Andrea Becker.
INTERCOOPERAÇÃO
Por meio da intercooperação será realizada a compra e remodelação de um contêiner para a Fundação, espaço que será utilizado para o trabalho e exposição dos produtos feitos pelas artesãs voluntárias. “Com a obra do contêiner poderemos organizar melhor nosso espaço físico, pois a casa que ocupamos é alugada e já está pequena para as nossas necessidades. A doação do contêiner fará muita diferença na qualidade e forma de trabalho da Fundação, que foi considerada de utilidade pública pelo município de Toledo”, complementou Andrea.
No dia 06 de julho, Dia de Cooperar, será realizada a entrega simbólica do contêiner à Fundação. A cerimônia está marcada para às 8h30. “A união das cooperativas em prol de instituições que fazem um trabalho muito importante em nosso município enaltece a importância da colaboração e cooperação mútua, logo, todos os anos, esse momento do Dia C é uma forma de contribuição àqueles que fazem a sua parte e precisam da ajuda da sociedade civil organizada para continuar os projetos, por isso, nós da Primato, assim como todas as cooperativas participantes, estamos engajadas em ações como essa”, enfatizou o presidente da Primato, Ilmo Werle Welter.
ARRECADAÇÃO
Paralelo a isso, as cooperativas estão arrecadando roupas, cobertores, calçados e alimentos para serem doados à entidade. Os pontos de coleta estão nas próprias cooperativas participantes: Unimed, Sicoob, Sicredi, Uniprime, Coamo, Primato, Cotroledo e Cooarte. “A Fundação sobrevive graças às doações, os eventos que promove, venda de artesanato e o bazar de roupas usadas. As doações ajudarão a manter o auxílio que prestamos às famílias com pouca condição financeira”, frisou Andrea.