Para a manutenção de atividade produtiva, especificamente a de gado de leite, depende basicamente da eficácia do sistema de produção animal. A ideia é ter maior produtividade com o menor custo possível. Por isso, na atividade leiteira a nutrição animal é o principal fator da eficiência do sistema de produção, pois é a maior responsável pelo nível de produção e pode representar, estima-se, até 70% dos custos.
Com uma margem de lucro maior, é possível investir em novas matrizes, tecnologias e na ampliação do plantel. A assistência técnica é fundamental para que esse planejamento da atividade seja assertivo e traga os resultados esperados.
XAVANTINA
E um bom exemplo vem da Linha Sete de Setembro, na cidade de Xavantina, no oeste catarinense com o produtor rural Laércio Ferrazzo. “Temos uma área de 36,2 hectares em nossa propriedade, trabalhando com agricultura e pecuária de leite, que hoje conta com um plantel de 32 animais, sendo 30 em lactação”, explicou o produtor que complementou, “a média de leite está em torno de 18 a 19 litros por animal a cada dia”.
Laércio comentou que essa média melhorou assim que iniciou o uso da ração Prima Raça. “Desde que iniciamos com a Prima Raça, apenas com ração e pasto, a média está estabilizada”.
RAÇÃO
O produtor iniciou o uso da ração no segundo semestre de 2018. “Iniciamos o uso da Prima Raça 20% especial no ano passado e desde então, além da sanidade dos animais estar melhor, utilizamos somente a ração e pastagem. Antes, quando tínhamos ainda a silagem, não variava tão bem assim, por isso, posso afirmar que estou satisfeito”.
Seguindo a assistência técnica, o produtor rural conseguiu diminuir custos da produção e ampliar a margem de lucro. “Assim, temos como nos planejar melhor e investir na propriedade”, disse Ferrazzo.
PRIMATO
Apesar de ser uma relação relativamente nova, o produtor se diz satisfeito com a parceria com a Primato. “Não tenho o que reclamar, pois estamos seguindo o que a assistência técnica recomenda, obtendo os resultados que foram planejados e a ideia é continuar com a parceria com a Primato, que tem sim uma das melhores rações do mercado”, afirmou Laércio que conclui, “tivemos problema nenhum durante esse tempo, então para nós aqui está 100% e espero que possamos continuar assim, ganho eu e ganha a empresa também”.