Especial Cooperado: A gestão familiar na atividade leiteira

Uma das principais características dos pequenos e médios produtores rurais é a família que atua nas atividades da propriedade, envolvendo todos na lida no campo. Em outros tempos, isso ocorria pela falta de opções tanto para os pais quanto aos filhos, porém, com o passar do tempo, essa já é uma opção de quem entende que trabalhar em família traz melhores resultados.
Mas uma coisa é certa, a educação é fundamental para se aplicar nas atividades, ter melhores resultados e propriedades diversificadas e com excelentes resultados.

SÃO PEDRO DO IGUAÇU
Este é o exemplo da família Ritter, em Marco Três, distrito de São Pedro do Iguaçu, no oeste do Paraná. Segundo o cooperado Vilmar Ricardo Ritter, trabalhar em família é o que garante o melhor resultado nas atividades. “Nossa propriedade é de 9 alqueires, dividido em agricultura e pecuária leiteira. Trabalhamos eu, minha esposa e meu irmão na propriedade, os filhos ajudam mas primeiro vem a educação”, enfatizou o cooperado que complementou, “e trabalhar em família é melhor, porque assim temos a certeza de que estamos cuidando do que é nosso, entendendo que as vezes temos bons rendimentos e em outras nem tanto, mas que isso faz parte”.

RAÇÃO
Segundo Ricardo, a atividade leiteira é uma das principais na propriedade. “Temos um plantel de 27 animais, sendo 20 em lactação que tem uma média de 19 litros cada”, explicou o cooperado que complementou, “estamos com a Primato há muitos anos e usamos a ração Prima Raça 22% aditivada com resultados muito positivos”.
O cooperado também relatou que assim que iniciou o uso da ração teve melhorias em produção e sanidade animal. “Assim que iniciamos o uso da ração reduzimos em 80% os problemas como mastite e mesmo quando ocorre, é de fácil resolução”. Ricardo ainda enfatizou a questão da produção, “na parte do leite tive uma evolução na média, subindo de 16 litros para 19 e mantendo essa média, o que mostra que a ração é padronizada, não dando oscilação em nossa produção”.

COOPERATIVA
Ricardo e a família são cooperados da Primato há mais de 10 anos e relataram como é a parceria. “Estamos com a Primato há muito tempo e sempre com toda a negociação. Ficamos sentidos com o fechamento da unidade em São Pedro do Iguaçu, porém, a unidade Vera Cruz do Oeste está nos dando suporte e continuamos com assistência técnica e comercial em dia”, comentou o cooperado que concluiu, “para nós que somos pequenos produtores é fundamental atuar com a cooperativa, pela negociação, por ter uma ração de alta qualidade e também pelas sobras que todo ano são revertidas aos cooperados, isso faz toda a diferença”.

 

Voltar