Quando deu início às operações da unidade industrial de nutrição animal de Verê, no sudoeste do Paraná, foi possível também iniciar uma expansão geográfica da linha de rações da Primato Cooperativa Agroindustrial em várias regiões do Paraná, além de Estados vizinhos. No centro sul de nosso Estado, o trabalho desenvolvido através de representantes parceiros da cooperativa vem ampliando o leque de novos cooperados que iniciaram em 2018 a utilização da linha Prima Raça em suas atividades pecuárias.
TEIXEIRA SOARES
Esse é o exemplo do produtor rural Márcio Jorge Braun, da Linha Guabiroba, zona rural do município de Teixeira Soares, no centro sul do Paraná. Desenvolvendo a agricultura em uma boa parte de sua propriedade, tem na atividade leiteira e suinocultura como diversificação. “Para agricultura utilizo 70 alqueires de terra, sendo soja e milho nas duas safras. O milho, parte dele uso para silagem dos animais. Na pecuária utilizo 15 alqueires para gado leiteiro e suinocultura”, explicou Márcio. Segundo Márcio, a diversificação auxilia no orçamento da propriedade e nos investimentos necessários para uma produção em cada atividade.
RAÇÃO
No gado de leite o cooperado apresentou alguns números relacionados à atividade. “Temos um plantel de 130 animais, sendo 65 deles em lactação, com uma média geral de 22 litros cada”, enalteceu Márcio que explicou, “eu utilizava uma outra ração que era 18% especial mais o farelo de soja. Na ocasião terminou ambos juntos e quando fui à agropecuária me foi apresentado a Prima Raça e venho utilizando somente ela e vem dando conta com a alimentação das vacas, sem baixa de média”. O cooperado vem utilizando a Prima Raça 20% normal desde março deste ano. “Até o momento está indo bem, afinal, sem muito esforço como digo, estamos com 22 litros de média, mas a ideia é aumentar essa produção”.
COOPERATIVA
Márcio iniciou o uso da ração através da agropecuária que é representante da linha Prima Raça em Teixeira Soares e juntamente com a assistência técnica da Primato vem ampliando o número de produtores da atividade de gado de leite e corte. “Ainda é bem recente a nossa parceria mas acho importante e espero que continue sendo positiva e trazendo os resultados esperados”, concluiu.