Uma comitiva de produtores rurais franceses fez uma visita de imersão à sede da Primato Cooperativa Agroindustrial na quarta-feira (15), com o objetivo de conhecer o modelo cooperativista de produção agropecuária em leite, além da parte de estrutura agrícola desenvolvida no município de Toledo.
Os produtores atuam com leite e vieram acompanhados com membros da diretoria da Unicoolait Cooperative Laitiere de Lorraine e Alsace, cooperativa francesa sediada em Sarrebourg.
ENCONTRO
A visita feita pela comitiva francesa foi intermediada através de Leoclides Bisognin que destacou os motivos pela qual os produtores do país europeu estiveram em Toledo. “A viagem dessa comitiva de produtores e membros da cooperativa francesa inicialmente é turística, porém, com dois dias de folga, resolveram conhecer o modelo cooperativista desenvolvido no Brasil. Como o município de Toledo é destaque pelo Valor Bruto de Produção Agrícola, o VBPA, fizemos o esforço e eles vieram conhecer a Primato, seus produtos e serviços e, principalmente, a atividade leiteira que é desenvolvida com muita competência pela cooperativa”, enfatizou Bisognin.
A secretaria de agricultura, pecuária e abastecimento do município também esteve presente no encontro.
IMERSÃO
A Primato fez a recepção com a presença do vice presidente Cezar Luiz Dondoni e com os profissionais encarregados dos fomentos de leite, suínos e da indústria de nutrição animal. “Os produtores franceses vieram para conhecer mais sobre a cooperativa, as atividades agropecuárias, principalmente a de leite, entender como é desenvolvida as atividades com alta produtividade e a importância da nutrição animal no processo”, explicou o encarregado de marketing da Primato, Thiago Renner que complementou, “o encontro foi muito produtivo porque a comitiva fez questionamentos sobre o cooperativismo, como a Primato desenvolve a atividade e a relação com os cooperados, sobre a industrialização da linha de rações, demonstrando um grande interesse no modelo de atuação de nossa cooperativa. Por outro lado, eles apresentaram sua forma de atuação e esclareceram dúvidas de nosso corpo técnico, numa imersão muito produtiva para ambas as partes”.
PRODUÇÃO
Os produtores franceses ficaram impressionados com a capacidade de produção que a cooperativa, através dos cooperados, desenvolvem na região. “Eles ficaram muito curiosos e com uma ótima impressão de como temos estrutura, clima e vocação para a produção agropecuária. A atividade leiteira com excelentes médias de produção de nossos cooperados, a estrutura aplicada, nutrição animal, além da produção agrícola”, enfatizou o vice presidente Cezar Dondoni.
Segundo Bisognin, outro ponto que chamou a atenção da comitiva foi a questão agrícola. “Na França eles tem uma safra bem desenvolvida, no máximo duas. Aqui, temos três safras, produzimos soja, milho, trigo entre outras cultivares, com clima propício e com a dedicação de nossos produtores. Isso é importante, afinal, a europa é um destino para exportação de nossas commodities”.
VISITAS
Toledo tem recebido muitos produtores de outros países, porém, os franceses em especial tem frequentemente visitado o município. “Esse interesse pelo agronegócio de Toledo é cada vez maior e motivo de orgulho para nosso município. Até hoje, foram dois mil e duzentos franceses que visitaram nossa cidade para imersões sobre produção agropecuária e agrícola, sempre deixando uma excelente impressão aos visitantes”, concluiu Bisognin.