Primato inicia o Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos

Em plena evolução e crescimento a Primato Cooperativa Agroindustrial apresenta mais uma conquista significativa em seu modelo cooperativista. O Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos, o PCCC.

CAPACITAÇÃO
Trata-se de um curso específico aos cooperados que vão ser capacitados para se tornarem futuros conselheiros da cooperativa, o que representa uma inovação no modelo de gestão cooperativista. Segundo a analista de treinamento e desenvolvimento da Primato, Cátia Rodrigues de Sousa, o programa é uma inovação e conquista da cooperativa. “Essa é uma conquista da Primato e uma nova forma de inserir os cooperados que têm intenção de fazer parte do conselho da cooperativa. Serão desenvolvidas as competências técnicas e comportamentais através dos encontros mensais ao longo do ano e com muita interação entre os participantes”.
Cátia ainda ressaltou que a capacitação é uma parceria entre instituições de ensino qualificadas. “O Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos é viabilizado via o Sescoop-PR, em parceria com Instituto Superior de Administração e Economia, o ISAE, com professores qualificados e de alto nível como da Fundação Getúlio Vargas, a FGV”.

DESENVOLVIMENTO
Além de abordagem sobre as principais responsabilidades que os conselheiros têm junto à administração da cooperativa, irão ser trabalhados aspectos comportamentais. “Acredito no desenvolvimento de pessoas e isso só é possível através de uma aprendizagem democrática, na qual eles sintam desejo de aprender e contribuir com o desenvolvimento pessoal e da cooperativa, essa é a metodologia andragógica, educação voltada à aprendizagem dos adultos”, explicou Cátia.

ENGAJAMENTO
O modelo do programa atende uma forma mais democrática de gestão, incluindo e engajando os cooperados que tenham a intenção de se tornar conselheiros da Primato. “O curso é uma grande oportunidade de capacitação para que nossos cooperados possam tornarem-se protagonistas da cooperativa, atuando estrategicamente nos negócios da Primato, ampliando horizontes. Vale ressaltar que o PCCC é semelhante a uma pós-graduação in company, considerando o alto nível dos docentes e disciplinas a serem trabalhadas”, concluiu a analista.

CONSELHO
Segundo o Conselheiro Marcelo Tracz, essa é uma oportunidade singular e que deve ser enaltecida como uma importante conquista da Primato. “O curso vem para trazer um alinhamento de informações, o desenvolvimento das pessoas, sendo uma oportunidade que a própria cooperativa está abrindo, quando ela trata de capacitar e colocar pessoas novas, com novas ideias e atitudes, sendo uma inovação, porque levando em conta outras cooperativas, temos o conhecimento que é um universo bem restrito”. O Conselheiro concluiu enfatizando a importância dessa capacitação. “Quando a cooperativa abre essa oportunidade é para o crescimento da Primato como um todo, trazendo mais inovação. Quanto ao curso, se trata de conhecimento, formação de ideias, entender o que é o cooperativismo e como a cooperativa funciona, através de planejamento, execução, trabalho em equipe, dentro da cultura que a Primato adota em suas ações”.

 

Voltar