Quando se trata de propriedade rural, um dos temas mais importantes aos envolvidos está na diversificação. Otimizar cada espaço, trazendo opções de renda que vão além da agricultura, transformam a vida de pequenos e médios produtores rurais e garantem o equilíbrio financeiro durante o ano. Existem casos que, a implementação de uma atividade extra acaba se sobressaindo tão bem que se torna a atividade principal. Esse é o exemplo do cooperado Luiz Carlos Fiorentin, da Linha São Paulo no município de Toledo.
PISCICULTURA
A família Fiorentin teve sempre na agricultura sua atividade fixa e por muitos anos desenvolveu a diversificação através do gado leiteiro. Posteriormente, encerrou a atividade de pecuária e iniciou com a piscicultura. No segundo lote de peixes em parceria com a Primato, o cooperado relatou que ficou muito empolgado com os resultados e tornou a atividade principal em sua propriedade. “Hoje estamos com quatro tanques, com oito mil metros quadrados de lâmina d’água dividido nos mesmos. Temos 55 mil tilápias alojadas e essa produção teve início em 10 de novembro”, comentou Luiz que complementou, “são oito meses do ciclo e hoje (1º de março) estamos muito satisfeitos porque, segundo nosso cronograma, os peixes estão apresentando um desempenho acima da média e encerraremos o lote antes do planejado”.
PRIMATO
O cooperado relatou que seu último lote teve resultados expressivos. “O lote passado tivemos uma produção excelente, com lote que gerou 1.32 de conversão alimentar e nos rendeu um bom lucro, tanto que hoje é nossa atividade principal na propriedade”. Luiz Carlos comentou ainda a respeito da assistência técnica recebida pela cooperativa. “A assistência da Primato é muito boa, tanto que cada 15 dias recebemos a visita, analisamos os tanques, verificamos o tamanho dos peixes, avaliamos a qualidade da água, enfim, tudo conforme o combinado no início do processo. E essa relação é fundamental para nos dar tranquilidade para continuarmos na atividade”.
RAÇÕES
“É certo que precisa ter o controle de qualidade da água, mas considero que a ração é meio caminho andado ou mais”, enalteceu o cooperado que finalizou, “utilizando ração de qualidade, de forma correta, seguindo as instruções da assistência técnica, o resultado será expressivo, como acontece em nossa propriedade, tanto que se tornou a nossa principal atividade e queremos continuar a parceria, quem sabe, aumentando a produção”.