Natal de acolhimento: Comitê da Mulher Primato entrega kits para a Embaixada Solidária de Toledo

Na segunda-feira, 16 de dezembro, a Embaixada Solidária de Toledo viveu um momento de alegria e solidariedade com a entrega de kits natalinos para crianças migrantes, refugiadas e brasileiras em situação de vulnerabilidade social. A ação foi uma iniciativa do Comitê da Mulher Primato que se uniu, mais uma vez, à instituição para proporcionar um Natal mais feliz e acolhedor para as famílias.

A fundadora da Embaixada Solidária, a jornalista Edna Nunes, destaca a importância do gesto para as crianças e suas famílias, especialmente para aquelas que estão em uma nova realidade no Brasil. “Foi um momento maravilhoso em que reunimos as crianças, suas famílias, para ganhar o presente de Natal. São crianças migrantes e refugiadas e algumas crianças brasileiras em situação de fragilidade social, que não teriam outra oportunidade a não ser essa iniciativa”, afirma Edna.

Além da entrega dos kits de Natal, a fundadora do projeto recorda outras ações realizadas pelo Comitê da Mulher Primato ao longo do ano. “Não é a primeira vez que elas nos atendem, nos escolhem como instituição. Esse ano ainda foram doados kits de higiene, que ajudaram bastante e agora, tornando o Natal um momento mais feliz para as nossas crianças, para suas famílias e, em especial, para a gente trocar essa convivência, essa amizade. Para nós, foi um momento fantástico”, revela.

Além dos presentes entregues, a ação reforça os laços de solidariedade, criando um ambiente de acolhimento para aqueles que vivem em uma nova terra. Edna Nunes expressa sua gratidão pela escolha da Embaixada Solidária como beneficiária da ação. “A gente agradece de coração e, principalmente, pela sensibilidade de observar que as crianças refugiadas, migrantes, às vezes têm uma expectativa. Muitas delas estão conhecendo o Natal aqui no nosso país, porque vêm de países diferentes. É bom elas saberem que no Brasil tem essa afetividade, essa confraternização. Então, graças a ações como essa, elas vão passar um Natal mais feliz”, conclui.

A Embaixada Solidária de Toledo

Fundada por Edna Nunes, a Embaixada Solidária de Toledo é uma organização que se destaca pelo acolhimento, apoio e integração de migrantes e refugiados na região Oeste do Paraná. Com atuação desde 2016, o projeto visa fornecer informações, suporte e estrutura para que imigrantes possam recomeçar suas vidas no Brasil com mais dignidade e sem agravantes sociais.

A Embaixada trabalha também na preservação cultural e na promoção de direitos humanos, garantindo o acesso das pessoas a políticas públicas e a uma rede de apoio. Além disso, tem sido um ponto de apoio essencial para os cerca de 8 mil imigrantes que vivem na região, incluindo mais de 15 etnias diferentes. A região Oeste do Paraná é conhecida pela grande oferta de empregos, principalmente nos frigoríficos e na indústria têxtil, o que atrai muitas famílias imigrantes em busca de uma vida melhor.

A missão da Embaixada Solidária é criar um ambiente de convivência harmônica, oferecendo um abraço de acolhimento e amor a todos que chegam, independentemente de sua origem.

Voltar