A Frimesa realizou, no dia 3 de dezembro, a cerimônia de premiação Melhores do Suíno Certificado 2024, em Medianeira, destacando o trabalho dos suinocultores comprometidos com práticas modernas e sustentáveis na produção de carne suína. O evento, que reuniu produtores, autoridades e representantes das cooperativas filiadas, tem como objetivo reconhecer aqueles que se destacaram no cumprimento dos rigorosos requisitos do programa.
A analista de qualidade, Alice Faccio Viana, responsável pela certificação de granjas da Primato Cooperativa Agroindustrial, destaca que a primeira etapa do processo é a avaliação para implantação do certificado. “É um programa onde são estabelecidos vários requisitos aos produtores, com um checklist de 112 pontos. Após isso, é feita a implantação dessa certificação e posteriormente os produtores passam pela auditoria da Frimesa”, explica.
O monitoramento, que avalia diversos critérios nas fases de iniciadores, crechário e terminação, é uma importante iniciativa da Frimesa para promover a rastreabilidade, a segurança alimentar, o bem-estar animal, a saúde no trabalho e a sustentabilidade na suinocultura. Os produtores são avaliados por uma auditoria anual, que renova sua adesão ao programa.
A premiação deste ano foi uma verdadeira celebração do esforço contínuo de todos os produtores, que, ao atingirem as metas estabelecidas, demonstram que a suinocultura no Brasil pode ser sinônimo de inovação e responsabilidade. “Para a Primato Cooperativa, esse reconhecimento é uma forma de incentivar mais produtores a se engajarem no processo de melhoria constante, contribuindo para o fortalecimento de uma cadeia produtiva mais eficiente e sustentável”, acrescenta Alice.
Além de valorizar o compromisso dos suinocultores em implementar melhores práticas nas diferentes etapas da produção, a premiação destaca também o papel das demais cooperativas filiadas à Frimesa, como Cvale, Copacol, Copagril e Lar, que também recebem a certificação, ampliando o impacto positivo no setor.
Destaques 2024
Os vencedores da edição de 2024 foram os produtores que se destacaram nas três fases avaliadas: UPD, crechário e terminação.
Na fase UPD (Iniciadores):
- 1º lugar – Eleandro da Silva (Quatro Pontes), com 99,04%
- 2º lugar – Eleandro da Silva (Nova Santa Rosa), com 98,74%
- 3º lugar – Almir Paulus, com 96,30%
Na fase Crechário:
- 1º lugar – Adriano Vian, com 100,00%
- 2º lugar – Adelar Casagrande, com 98,63%
- 3º lugar – Cristiano Rodrigo Vian e Carlos Alberto Lawich, ambos com 98,28%
Na fase Terminação:
- 1º lugar – Ladia Ines Kohler Klieman, com 99,66%
- 2º lugar – Katiely Aline Anschau Deimling, com 98,98%
- 3º lugar – Mauri Bender, com 97,29%