Primato abre nova unidade em Vitorino, no Sudoeste do Paraná

A mais nova unidade da Primato Cooperativa Agroindustrial fica em Vitorino, cidade de aproximadamente 7 mil habitantes no Sudoeste do Paraná. Uma reunião no dia 29 de julho serviu para apresentar a cooperativa à cidade que agora faz parte do universo Primato. O evento contou com a participação especial do prefeito Marciano Vottri.

Esta será a 42ª unidade da cooperativa, que segue o trabalho de expansão previsto no projeto da Primato até 2033. “Essa etapa do projeto estava prevista para 2028, entretanto tivemos que antecipá-la, considerando o aumento de produção nas plantas, elevado pelo trabalho da área comercial, na área de bovinos (leite e corte), além da ampliação na suinocultura”, comentou o Diretor Executivo da Primato, Juliano Millnitz.

Emerson Hoffmann da Silva, Gerente Regional de Vendas da Primato no Sudoeste, destaca que a presença da Primato no Sudoeste do Paraná vem se intensificando “e, pensando em longo prazo existe a possibilidade de uma presença ainda mais forte da cooperativa nessa região, com ampliação da unidade cerealista de Verê e também diversificando a atuação com a possibilidade de implantação do varejo na região”, destaca Emerson.

Juliano Millnitz acrescenta que a Primato tem uma presença forte no Sudoeste com a fábrica em Verê no atendimento a aproximadamente 2 mil cooperados em todos os municípios da região, além da presença em torno de 80% do mercado de nutrição animal em alguns deles. “Essa unidade (de Vitorino) vem para dar o retorno a esse cooperado e dizer o quanto a Primato está investindo, em quanto estamos contribuindo com o desenvolvimento dessa região e o quanto essa região é importante para a cooperativa e para a produção”, completa o Diretor Executivo da Primato.

NOVOS PROJETOS – Segundo Emerson Hoffmann da Silva, a prioridade da unidade em Vitorino será o atendimento ao produtor e cooperado Primato no recebimento de grãos e comercialização de insumos agrícolas. Porém, com mais essa unidade, explica Juliano, será possível trabalhar de maneira mais intensa na parte do processamento de sementes, com destaque para o trigo, “algo que hoje a cooperativa não tem em nenhuma de suas unidades”.

Juliano ressalta também que, pela característica estrutural dessa unidade de Vitorino, com duas linhas, uma para recebimento de grãos e a segunda linha também pode ser utilizada no recebimento de grãos de forma geral, “mas pelo modelo do silo, do secador e também de todas as máquinas de limpeza e pré-limpeza, podemos fazer o processamento de sementes”. E isso, complementa o gestor da Primato, esse é o objetivo e isso muda o planejamento da cooperativa. “Inicialmente não estava no nosso planejamento, mas com essa unidade, agora podemos trabalhar isso.

Emerson reforça que a meta é comercializar no primeiro ano de operação, já de 2024, “em torno de 450 mil sacas de grãos oriundos de nossos cooperados”. Inicialmente a unidade vai operar com 10 colaboradores.

Para Juliano Millnitz, a chegada da 42ª unidade da Primato aumenta o desafio de atender toda essa demanda de campo, entretanto, ele garante que a estrutura da cooperativa está preparada para essa expansão.

Voltar