Escola de Líderes: aposta para melhoria no futuro da Primato

No mês de julho a Primato Cooperativa Agroindustrial encerrou a 4ª turma da Escola de Líderes que, na visão do presidente Anderson Léo Sabadin, “nos dará a sustentação para o crescimento da cooperativa”, analisa ele ao lembrar da previsão estimada de crescimento para este ano acima de 30% com a expansão de novas unidades. “Nossa Escola de Líderes nos ajuda a cuidar bem das pessoas para que elas cuidem dos colaboradores, para que eles cuidem e atendam bem o nosso cooperado que é o nosso maior patrimônio”, destaca Sabadin.

O presidente da Primato ressalta que a formação dos líderes para assumirem cargos de gestão, ultrapassa a sala de aula. “Os colaboradores, cooperados e clientes devem testemunhar essa evolução na excelência do atendimento que fazemos. A aplicação prática dos valores, da missão e visão da nossa cooperativa deve ser sentida”, finaliza.

DESAFIO

Para o Diretor Executivo da Primato, Juliano Millnitz, a cooperativa está crescendo em uma média 38% ao ano. “O maior desafio é formar pessoas para que consigam nos ajudar e nos suportar neste crescimento”, diz ele, completando: “Nós precisamos formar líderes de pessoas que possam nos ajudar realmente nos cargos para acompanhar e suportar a expansão da cooperativa. Esse é o nosso maior desafio”.

Millnitz afirma ainda que amanhã, essas pessoas formadas na Escola de Líderes poderão estar à frente de mais um negócio da cooperativa, “nos ajudando na expansão e no crescimento da Primato”. O gestor lembra ainda que a cooperativa tem uma avaliação de competência que faz anualmente. “A cada seis meses, nós avaliamos o colaborador e ele também se auto-avalia. No final chegamos a um consenso. Quando escolhemos os líderes, nós pegamos a avaliação de acordo com o ranking e as pessoas que se destacam e tem a indicação do gerente da unidade de acordo com a avaliação do colaborador”. Juliano Millnitz explica que essas pessoas são incluídas na lista de potenciais e proponentes para participar da Escola de Líderes.

APRENDIZADO

Tiago André Favretto é o mais novo gestor da unidade de industrialização de Verê, no Sudoeste do Paraná, e participou da 2ª turma de líderes da Primato. “Para mim foi um aprendizado que a gente leva pelo resto da vida, onde conhecemos pessoas novas, novos amigos de diferentes áreas dentro da Primato”, comenta. Segundo Favretto, foram momentos importantes para compartilhar experiências e “aprender com grandes mestres que passar um pouquinho do seu conhecimento para nós podermos aplicar na área onde nós atuamos, seja ela dentro da indústria, no varejo, no fomento, no agrícola, em fim em toda a rede que hoje a Primato faz parte”.

Tiago Favretto deixa ainda um ensinamento a todos que estão finalizando ou pretendem participar da Escola de Líderes: “Tenha foco naquilo que você almeja, corra atrás, ponha uma meta pra ti mesmo e vá em busca de tudo que possa te agregar”.

 

Voltar