Primato Credi agora é realidade e fortalece alianças entre Cooperativas

Um momento histórico. Assim poderia se resumir a Assembleia de Constituição da Primato Credi, realizada na noite do dia 9 de agosto de 2023. A nova cooperativa está filiada à Cresol, através de uma parceria entre a Primato e a Central Cresol Baser, com sede em Francisco Beltrão. A missão e o propósito são simples: Juntas desenvolverem ainda mais seus cooperados e as comunidades onde estão inseridas.

O Diretor Presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial Anderson Léo Sabadin não escondeu a felicidade pelo momento ao constituir uma nova cooperativa. Sabadin lembrou que o símbolo da Primato Credi resume bem o que representa esse momento de alianças e de intercooperação. “O cooperativismo sobressai porque somamos forças com um objetivo em comum: fomentar o nosso cooperado que está no centro do nosso negócio, tanto da Primato quanto da Cresol”, comentou Sabadin.

O prefeito Beto Lunitti citou que as duas cooperativas têm raízes em Toledo e o evento é um momento histórico para o município. “Através do cooperativismo mostramos que é possível fazer melhor e diferente pelo país”, disse o prefeito. Lunitti afirmou ainda que essa parceria possibilita novos momentos para a Primato e que ele, enquanto gestor público, torce para que o setor privado vá bem. “Nós, enquanto gestores, precisamos constituir um ambiente favorável para alavancar a produção e trazer felicidade às pessoas”, afirmou o prefeito.

Beto Lunitti, que reconheceu que as cooperativas são importantes para o desenvolvimento de Toledo e acredita no pleno sucesso da Primato Credi “porque existe foco e um objetivo bem definidos”.

O Diretor Presidente da Central Cresol Alzimiro Thomé lembrou que a Primato Credi é a 24ª cooperativa filiada à Central e que, de certa forma, lembra um pouco do surgimento da própria Cresol, “que foi para fomentar o acesso ao crédito rural dos pequenos produtores. Com o tempo surgiram novas demandas para outras regiões e nesses 28 anos o sistema Cresol atingiu um nível nacional”, disse Thomé.

Hoje a Cresol está presente em 19 estados e deverá chegar a 850 mil cooperados até o fim do ano. São 774 agências para atendimento que coloca a Cresol como a 3ª força do cooperativismo nacional no sistema de crédito.

PARCERIA DE SUCESSO

Anderson Léo Sabadin e Alzimiro Thomé destacaram que essa parceria foi sendo discutida com muita cautela e feita a diversas mãos e a decisão tomada apenas após muita discussão nos conselhos. “Acredito que se trata de uma união saudável para o crescimento das duas cooperativas porque juntos criamos valor”, citou o presidente da Primato.

Em sua opinião, a Primato Credi vai cumprir o objetivo para o qual foi criada, que é fomentar novos investimentos e trazer a expansão de negócios para a própria Primato. “Seremos tão mais fortes quanto nossos sonhos e nossas atitudes que irão se somar no dia-a-dia”, destacou Anderson Sabadin.

Alzimiro Thomé ressaltou ainda que a criação da Primato Credi é um projeto inovador no Brasil e “juntos vamos somar as forças”, finalizou o diretor da Cresol. Gratidão marca discurso do primeiro presidente da Primato Credi

Gratidão. Esta foi uma das palavras mais ouvidas durante o discurso do primeiro presidente da Primato Credi. Cezar Luiz Dondoni agradeceu aos cooperados, aos colegas de diretoria da Primato, à parceria com a Cresol, aos sócios-fundadores e também à equipe de colaboradores que tem se empenhado para esse novo sonho se concretizar.

“Precisamos agradecer porque são pessoas que compartilharam a crença e confiança nesta nova cooperativa que hoje se torna uma realidade”, frisou Cezar Dondoni, destacando o “marco importante” rumo ao fortalecimento do cooperativismo no Paraná.

Na visão do presidente da Primato Credi, essa nova cooperativa simboliza a união e o interesse em caminhar junto por um algo maior e de tornar o sistema financeiro de crédito ainda mais sólido e confiável. Cezar Dondoni comparou o atual momento à mesma emoção dos 29 produtores que formaram a Cooperlac, em 15 de julho de 1997. “Me sinto muito orgulhoso em ter sido associado à cooperativa que formou o embrião de uma Primato forte”, disse ele, desejando que a Primato Credi trilhe esse mesmo caminho “e um dia possamos nos orgulhar deste momento de hoje”.

SIMPLICIDADE

De acordo com Cezar Luiz Dondoni, o objetivo da Primato Credi é oferecer as melhores soluções financeiras e melhor atender aos cooperados, “sempre com um olhar próximo e humano, colocando o cooperado no centro do negócio”, disse o presidente da Primato Credi. Ainda segundo ele, a simplicidade com a qual as pessoas são tratadas dentro da Cresol foi algo marcante e é isso que ele pretende manter na nova cooperativa, “sempre pensando em trazer o cooperado para crescer junto”.

Ainda sob o ponto de vista de Cezar Dondoni, “a cooperação é uma ferramenta poderosa para alcançarmos o sucesso e gerar progresso. Estamos à disposição e vamos procurar fazer o melhor”, finalizou um emocionado presidente.

Voltar