Prefeitura de Toledo inaugura nova Central de Especialidades Médicas

A relação da Primato Cooperativa Agroindustrial com a região da Grande Pioneiro, em Toledo, é bastante estreita, afinal, nessa região a cooperativa abriu uma de suas primeiras unidades de supermercados, que a partir de agora passa a ser uma moderna e confortável Central de Especialidades Médicas, inaugurada na segunda-feira (12) pela Prefeitura de Toledo, responsável pela gestão do espaço.

O presidente da Primato Anderson Léo Sabadin afimou ser “uma honra” poder estar ao lado do poder público através de um investimento que a Primato fez junto ao município para a valorização da população. Sabadin falou em nome dos 9.500 cooperados, que deliberaram favoravelmente pelo uso de um imóvel da cooperativa para a instalação da sede própria da Central de Especialidades.

“Quando vejo uma obra destas ficar pronta sinto bastante orgulho, sentimento que deve ser o mesmo de várias pessoas que são associadas ou colaboradoras da Primato. Todos desejam não precisar dos serviços de saúde, mas, em nome daqueles que necessitam ou vão necessitar, agradeço ao governo municipal pelo esforço empregado em transformar uma das nossas unidades em um ambiente tão acolhedor para a nossa população”, afirmou Sabadin.

Ele ainda destacou que a Primato tem investido cada vez mais na região da Grande Pioneiro e citou a entrega da nova unidade de supermercado que é uma das mais modernas e completas da rede. “Temos ali uma nova cafeteria e até agosto deverá ser inaugurado um restaurante para poder atender toda a comunidade em geral, além dos profissionais e pacientes dessa nova Central de Especialidades Médicas, pois nosso objetivo vai muito além da questão econômica. Nosso objetivo é ajudar no desenvolvimento social das comunidades onde estamos inseridos”, finalizou o presidente da Primato.

O prefeito Beto Lunitti focou na palavra confiança. “Uma obra dessas não se faz sem a confiança de muitas pessoas. Na Primato, que foi sensível à nossa necessidade e permitiu a locação deste imóvel para uma finalidade tão nobre; da equipe da Central de Especialidades, que tem feito um trabalho impecável onde quer que o órgão tenha atuado até hoje; do Governo do Estado, que vai investir R$ 200 milhões em Toledo nos próximos anos, R$ 10 milhões só em saúde”; e de vários órgãos públicos do município e de outros entes, que provam que política pública só se efetiva a partir de esforços convergentes, com gente que gosta de gente. É com essas pessoas que estamos fazendo um governo histórico, de várias ações inovadoras, permitindo o surgimento de um novo conceito de município, com avanços que incluem todo mundo”, sublinhou.

ESTRUTURA

A Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci tem 1.371,50 metros quadrados, com 18 consultórios médicos, mais espaço na recepção e nos setores operacionais e administrativos: setor de agendamentos e de atendimento ao público; sala administrativa de atendimento aos pacientes para cirurgias, exames de alta complexidade, entrega de passagens e pensão; salas de atendimento ao paciente no setor de serviço social; sala de enfermagem e de pré-consulta de enfermagem; consultório e sala de pequenas cirurgias; salas de exames de eletrocardiograma e ultrassonografia. Com esta estrutura, será possível atender com mais qualidade à população de Toledo que tem demandado cada vez mais os serviços da atenção especializada, além de oferecer melhores condições para acadêmicos e professores de cursos superiores na área de saúde.

Atualmente, a Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci oferece serviços em 21 áreas: alergista pediátrico, anestesista, angiologista, cardiologista, médico cirurgião geral, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, gastroenterologista pediátrica, hematologista, infectologista, neurologista, neuropediatra, oftalmologista, oncologia, ortopedista, otorrinolaringologista, pneumologista, pneumologista pediátrico, reumatologista e urologista. Por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), também viabiliza atendimentos em coloproctologia, nefrologia e nutrição.

Além de consultas com médicos especialistas, exames de eletrocardiograma, ultrassonografia e pequenas cirurgias são realizados atendimentos aos pacientes pelas equipes de enfermagem, serviço social e pelas equipes administrativas, totalizando 65 servidores. Dentre os consultórios novos, há um reservado para o futuro serviço de fonoaudiologia, onde haverá também uma sala de exames e sala de grupos. Também foram projetados três consultórios diferenciados, com área maior que os demais: um para a oftalmologia e a neurologia, outro para a otorrinolaringologia, além da sala de atendimentos de grupos.

Voltar