Nova estrutura organizacional da Primato reforça atuação da Cooperativa

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) recomenda, como boa prática de governança, que o presidente do Conselho de Administração (função política e estratégica) não acumule o cargo de executivo principal da cooperativa (função executiva e gerencial). Diante dessa recomendação e atenta às necessidades do mercado, a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu mudanças em sua estrutura administrativa.

De acordo com o artigo 93º do Estatuto Social da Primato, o presidente do Conselho de Administração/Diretoria, Anderson Léo Sabadin, informou que a partir de 1º junho de 2023, o novo diretor executivo da Primato é Juliano Millnitz. Conforme Sabadin, “Millnitz tem formação, conhecimento e vivência no sistema cooperativo e em empresas de capital aberto, por isso assume a nova função com total confiança do Conselho”, aponta Sabadin.

Juliano Millnitz assume a diretoria de todas as divisões da Primato e permanece com engenharia, manutenção, mesa agrícola e operações industriais.

“Considera-se boa prática a segregação entre propriedade e gestão, adotando um modelo de governança estruturado sob a forma de Conselho de Administração/Diretoria e Diretor Executivo”, acrescenta o presidente Anderson Léo Sabadin. Ele lembra ainda que o diretor executivo, em conjunto com os gerentes de divisão, é responsável pelo retorno financeiro das operações e a satisfação dos cooperados, executando as estratégias, políticas e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração/Diretoria.

RECONHECIMENTO

Juliano Millnitz recebeu a notícia com felicidade e gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho ao longo de sete anos na Primato. “Neste período passei por muitas áreas, como manutenção, industrial, logística, comercial, agrícola, agropecuária e fomento. Elas me habilitaram para chegar a esta posição na Cooperativa”.

O novo diretor executivo quer dar continuidade às ações já realizadas. “A Primato possui 26 anos de atuação e os bons resultados são reflexos dos trabalhos promovidos por várias pessoas. É preciso dar sequência ao trabalho e respeitar as decisões de quem já passou por cada setor. Preciso ter a humildade em reconhecer as ações já efetivadas e dar sequência ao Plano Estratégico da Cooperativa”.

Millnitz complementa que a sua principal função é conduzir a Primato alinhada e direcionada aos negócios e ao novo projeto “Somos Coop 2033”. “Para isso, pretendo manter um perfil arrojado e forte. Procuro liderar com as técnicas existentes na gestão. Gosto de trabalhar com projetos, sempre mantendo a energia e o foco. Acredito que conseguirei despertar e conduzir o processo neste formato”, destaca Juliano Millnitz.

DESAFIOS

Ele ainda destaca a importância em conectar as várias pessoas em objetivos comuns para que elas possam trabalhar em sinergia. “Gerar uma cadeia de valor e conseguir remunerar, vender ou posicionar as pessoas a produção”.

Por fim, o novo diretor executivo enfatiza que é um admirador do cooperativismo. “Aprendi a admirar esse o modelo de gestão. O cooperativismo está dentro desse ecossistema e como ele é grandioso e desafiador. Os benefícios sobressairão diante dos demais desafios”.

NOVA ESTRUTURA

– William Wesendonck assume a divisão de gerente técnico pecuária com o fomento de aves, peixes e suínos que já estava em sua gerência.

– Rafael Costa assume a divisão de gerente técnico comercial, saúde e nutrição animal com ração, suplemento mineral, homeopatia e bovino de corte.

– Maurício Patel assume a divisão de gerente técnico comercial agrícola com o agrícola, agropecuárias, máquinas e energia.

– Carlos Hech mantém a divisão de gerente administrativo com financeiro, fiscal, contábil, tecnologia da informação e recursos humanos.

– Leandro Chiella se mantém como gerente comercial de varejo com supermercados, farmácia, restaurantes e posto de combustível.

– Daniel Girardello como gerente de suprimentos e logística com o transporte, logística, inteligência de mercado, compras, marketing e comercial de marca própria.

Voltar