Semeato fecha parceria com Primato em toda linha de produtos

Qualidade e credibilidade. Estas foram as duas principais marcas que levaram a Primato Cooperativa Agroindustrial e a Semeato, de Passo Fundo (RS), a firmarem uma parceria não apenas no campo comercial, mas também de assistência técnica a quem efetivamente precisa dos produtos ou serviços das duas organizações: o produtor rural.

Cezar Luiz Dondoni, vice-presidente da Primato, destacou a “qualidade da Semeato” como um dos fatores principais para a parceria. “É uma empresa desde 1965 no mercado e a qualidade é diferente”, disse ele. O vice-presidente da Primato citou ainda a impressão após a visita técnica feita por uma equipe da cooperativa “quando todos voltaram admirados com a qualidade dos produtos utilizados na máquina”. Na opinião de Cezar Luiz Dondoni, “a máquina da Semeato dificilmente quebra e o agricultor, quando está plantando, a última coisa que ele quer é que a máquina quebre”.

A parceria prevê a comercialização de toda linha da Semeato através das unidades da Primato no Oeste e Sudoeste do Paraná. Uma apresentação técnica foi feita a alguns cooperados, junto com os técnicos e engenheiros da Semeato, para demonstrar o diferencial dos produtos da empresa.

CONDIÇÕES ESPECIAIS – “Fomos premiados com essa parceria. É uma vantagem para a Primato e para nossos cooperados”, comentou ainda Cezar Luiz Dondoni. O vice-presidente da Primato lembrou que as máquinas da Semeato estão sendo comercializadas em condições especiais através da Primato Credi (em parceria com a Cresol). “O produtor que tiver a intenção de fazer um financiamento nos procure que temos recursos através de linhas especiais para o produtor rural”, disse Dondoni.

O gerente agrícola da Primato, Maurício Patel, acrescentou que a cooperativa estabelece uma nova fase com essa parceria e que os equipamentos poderão ser financiados em até 24 vezes e que uma agenda de apresentação está sendo organizada para demonstração da qualidade das máquinas Semeato.

PILARES – Carolina Rossato, vice-presidente da Semeato e diretora comercial da empresa, lembrou que a Primato é uma “cliente muito especial” e que toda diretoria da Semeato ficou “muito feliz na parceria com a cooperativa”. A empresa trouxe a Toledo seu lançamento para 2023: uma plantadeira articulada para semente de verão e numa condição super especial. “Hoje a Primato tem o melhor preço do Brasil nos produtos da Semeato”, destacou Carolina Rossato.

A vice-presidente da Semeato adiantou que esta condição será mantida pelos próximos 30 dias e que o objetivo maior não é apenas comercializar máquinas, mas sim trazer inovações para o agricultor. Este é, na visão da diretora, um momento propício “porque todos querem e precisam reduzir custo e ter uma eficiência maior no plantio”.

A escolha pela Primato, de acordo com Carolina Rossato, aconteceu porque as duas organizações têm pilares muito parecidos: “Força, qualidade, robustez, eficiência e confiança”, resumiu a vice-presidente da Semeato.

QUEM É A SEMEATO

Em 1965 foi fundada a Mecânica Agrícola Rossato Ltda, em Passo Fundo (RS). A empresa tinha como principal objetivo suprir a falta de peças de reposição, e foi a responsável por lançar os primeiros implementos agrícolas fabricados no Brasil, na década de 70.

Com a grande expansão da economia agrária, na década de 60 e 70, a empresa mudou seu nome para Semeato, adotando um papel inovador e pioneiro na indústria.

Nos anos 80, a Semeato concentrou seu potencial no desenvolvimento de máquinas e implementos com tecnologia avançada, proporcionando aos agricultores aumento da produtividade. Foi em 1982 que a empresa lançou no mercado a primeira semeadora destinada ao Plantio Direto: a TD 300. A máquina foi consagrada na época, e ainda hoje é utilizada por alguns produtores. Dessa forma, a empresa se tornou fundamental na introdução e divulgação do plantio direto, um sistema ecologicamente sustentável e economicamente viável que se propagou pelo mundo.

Para ter excelência nos processos de fabricação e certificação da tecnologia de seus produtos, a Semeato se verticalizou adquirindo unidades operacionais como a Fundição (1978), Aciaria (1982) e Fábrica de Discos Cavalinho (1982).

De 1993 até 1998, foi feita uma parceria inédita entre empresas públicas e privadas, e criado o Programa Metas: um programa de viabilização e difusão do Sistema de Plantio Direto no Planalto do Rio Grande do Sul. A Semeato se uniu a empresas do setor com a finalidade de viabilizar projetos de pesquisas executados pela Embrapa, que também era responsável por realizar as investigações técnicas e treinamentos. O projeto contou com a assistência técnica pública e privada, e o seu objetivo era capacitar os técnicos para dominar o novo sistema.

A Semeato possui 7 unidades, com área total aproximada de mais de 1 milhão de metros quadrados. Localizadas nos municípios de Passo Fundo, Carazinho e Butiá, Rio Grande do Sul, todas as unidades trabalham em conjunto para abastecer o Grupo Semeato na agilidade que o mercado necessita.

Em Passo Fundo encontra-se o Centro Administrativo, bem como os setores de Pesquisas e Desenvolvimento, Marketing, Implementos, Corte, Usinagem e Montagem do produto final. Em Carazinho a unidade possui uma linha de montagem para alguns modelos e fabricação de itens plástico completa. Já na cidade de Butiá são produzidos os discos agrícolas Cavalinho para atender tanto para reposição as montadoras, reposição e o mercado externo.

Voltar