Cooperado Primato vence prêmio Quem é Quem em Suínos

Cooperado Primato vence prêmio Quem é Quem em Suínos

Pelo segundo ano consecutivo, Elton Alceu Endler venceu na categoria Melhor Cooperado – Suínos do Prêmio Quem é Quem, que se consolidou como um dos principais prêmios do cooperativismo agro, no segmento de aves e suínos, ao reconhecer não só o desempenho econômico, mas por também avaliar variáveis como cuidados com o meio ambiente e de responsabilidade social, além de reconhecer os melhores produtores e iniciativas ligadas às áreas de inovação e varejo, entre outras.
Com uma granja em Toledo, onde possui uma Unidade Produtora de Desmamados e um Crechário, Elton Alceu Endler tem obtido excelentes resultados produtivos. Neste ano, conquistou a primeira colocação na categoria Melhor Cooperado – Suinocultura do Prêmio Quem é Quem. Na análise elaborado pela Esalq-USP, o produtor – há 15 anos associado à Primato Cooperativa Agroindustrial – possui visão empreendedora dentro do cooperativismo, visando a produção de alimentos e saúde às pessoas.
Conquistar o prêmio e erguer o troféu Quem é Quem tem sido encarado como a conquista de um verdadeiro “Oscar”. Cooperativas como a Lar, C.Vale, Frimesa, Aurora, Coopavel, Languiru, Copagril, Frisia e Primato já sentiram o gostinho desta conquista.
O Quem é Quem 2023 tem o patrocínio da De Heus e da Boehringer, além da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como entidade patronal.

A PREMIAÇÃO
O Prêmio foi idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agromídia, editora que atua há mais de 110 anos no agronegócio brasileiro.
O objetivo do prêmio é valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.
O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais, o cooperativismo no campo possui grande relevância para a economia do País. É exatamente esse importante e grandioso papel que a Gessulli Agribusiness quer ressaltar e valorizar com a realização do Prêmio Quem é Quem.
Foram avaliados diversos critérios na propriedade de Elton Endler, como a certificação, sistema de gestão, ou seja, o que é realizado para lidar com a parte financeira.
Gestão de pessoas, assim como a gestão de recurso ambiental, os aspectos técnicos da produção, até mesmo o bem-estar animal, entre outros itens foram rigorosamente avaliados para a certificação do prêmio.
Na propriedade do cooperado da Primato foi construída ainda uma estrutura com biodigestor. Uma preocupação desde o começo da atividade. Ela cresceu de uma maneira e a parte de gestão ambiental ainda não era uma preocupação. Outro investimento foi em placa solar. O biofertilizante produzido pelo processo de biodigestão é bombeado para a produção de feno e da agricultura. Na parte ambiental, o ciclo se fecha na propriedade. Resíduos químicos e biológicos, papel, plástico são separados e há destinação para a Primato.

DESAFIO
Nas propriedades rurais um dos maiores desafios é a sucessão, ou seja, que os filhos sejam mantidos na propriedade e eles – gradativamente – assumam a gestão. No caso de Elton Alceu Endler, ao lado da esposa e dos filhos, a família vai construindo uma história de sucesso, de preservação ambiental, mas acima de tudo, de muito amor pelo agronegócio.

Voltar