Segurança no Campo inicia nova turma na Primato

O programa Segurança no Campo iniciado em 2022 está tendo sequência dentro da Primato Cooperativa Agroindustrial, com apoio do Sescoop e Sindicato Rural de Toledo. A policial civil Rosana Botelho é a responsável em conduzir os encontros, “onde repassamos muitas informações para trazer maior segurança e ajudar a pessoa a proteger não apenas a si, mas também seus familiares e sua propriedade”, comenta.

Alguns dos assuntos abordados pela policial civil foram crimes patrimoniais na área rural, segurança preventiva, técnicas e procedimentos que podem ser adotados para a segurança em geral, crimes digitais em redes sociais e aplicativos.

O produtor de leite Marcelo Tracz, que integra o Conselho de Administração da Primato, avalia como “extremamente importante para todos os produtores” o Programa Segurança no Campo e classifica como sendo um processo de formação essencial. “A gente acredita que as nossas propriedades nunca serão invadidas por ninguém, mas a verdade é que corremos sérios riscos hoje em relação à segurança”. Para ele, nada melhor do que discutir sobre o assunto com pessoas qualificadas.

Outro conselheiro de Administração da Primato, Elias Garcia, também afirmou que muitas vezes não se dá a devida importância ao assunto, “mas a maior vulnerabilidade hoje está no campo porque não existe um controle da segurança pública no campo”. Segundo ele, todos os assuntos abordados até agora foram importantes porque se consegue perceber claramente uma visão de como se proteger melhor. “Não podemos apenas deixar o bem nas mãos de terceiros e o assunto segurança no campo é importante em todos os aspectos”.

A proprietária rural Rosinei Maraschin, moradora de Linha Flórida, também pensa que a segurança no campo é um assunto de “fundamental importância” e que o assunto precisa estar no radar de todas as comunidades. “Temos que trabalhar mais com as pessoas. No cenário que vivemos, é de fundamental importância estudar sobre a segurança no meio rural”, diz ela.

O casal Adevilde e Círio Kunzler acharam bastante interessante ter a noção do que facilita e se viva com mais segurança e destacaram principalmente o módulo sobre segurança digital. “Eu não tinha conhecimento desse conteúdo e como proteger meus dados e da minha família dentro do meu sistema de comunicação”, comenta Adevilde.

Círio Kunzler completa lembrando que nem sempre se percebe quantos dados pessoais são expostos nas redes “e muitos golpes aplicados porque não sabemos como nos proteger”, finaliza.

Voltar