Primato apresenta parceria para a produção de energia limpa no Inovameat

A Tupy, multinacional brasileira do ramo da metalurgia, e a fabricante de motores MWM, hoje pertencente ao mesmo grupo, firmaram parceria com a Primato Cooperativa Agroindustrial para a construção de uma usina de biogás em Ouro Verde do Oeste. No local será produzida energia limpa a partir dos dejetos de suínos, além de combustível renovável, com a geração do biocombustível.

Durante o Inovameat – Inovação na Produção de Proteína Animal encerrado nesta quinta-feira (13), a Primato apresentou motores movidos por biometano em seu estande no Centro de Eventos Ismael Sperafico. “Isso é algo inovador em nossa região, assim como a possibilidade de investimentos em painéis solares”, afirma o presidente da cooperativa, Anderson Léo Sabadin.

Na parceria entre a Primato e a Tupy/MWM, num primeiro momento haverá a coleta de rejeitos orgânicos em propriedades rurais, com potencial para alcançar os cooperados da Primato. Os produtores poderão manter suas atividades com o auxílio de fonte de energia limpa. “Os caminhões usados neste transporte deverão ter seus motores a diesel transformados para uso com gás”, menciona Sabadin.

A ideia é que os dejetos, que serão transformados em combustível renovável, sejam aplicados tanto para abastecer os veículos como para subsidiar o consumo de energia elétrica dos cooperados.

 

CRESCIMENTO – Apesar de 2022 ter sido um ano desafiador para a produção de proteína animal no Brasil, em especial na questão dos suínos, 2023 começou um pouco melhor e Sabadin enfatiza que com a nova planta frigorífica da Frimesa, localizada em Assis Chateaubriand, será preciso não apenas ampliar a produção, mas pensar em soluções para os dejetos de toda essa produção. “Neste momento, o nosso principal interesse não é somente a escala, e sim, a eficiência. Nós precisamos ser eficientes em nosso trabalho para ampliar a produção de suínos”, detalha Sabadin.

O presidente da Primato pondera que a pesquisa, o conhecimento e a inovação apresentadas ou discutidas no Inovameat auxiliam na melhoria da eficiência do trabalho. “A Região Oeste possui excelência na produção de grãos e, com as novas parcerias, será possível ampliar a riqueza gerada na propriedade”, destaca o presidente Anderson Sabadin ao enfatizar que a região é diferenciada.


Voltar