Primato abre turma da Escola de Líderes

Neste mês de março a Primato Cooperativa Agroindustrial iniciou uma nova turma do Programa Escola de Líderes, que nasceu por meio do processo de profissionalização da gestão da cooperativa, como intuito de criar visão estratégica e de futuro, evoluir o mindset para geração de resultados, desenvolver competências para crescimento, nivelar conhecimento sobre gente e negócios e transformar nossos talentos em lideranças.

Ao longo dos próximos 4 meses serão realizados encontros quinzenais sobre temas essenciais na atuação com a equipe, desde cultura organizacional, inteligência emocional, comunicação assertiva e feedback, perfis comportamentais, planejamento estratégico, projetos e riscos, gestão financeira e contábil, pipeline da liderança entre outros assuntos pertinentes ao cotidiano da cooperativa.

“A Universidade Corporativa Primato acompanha a turma e sua evolução ao longo dos encontros. É feito alinhamento de expectativas, bem como diagnósticos dos temas discutidos em sala de aula e interações com os mesmos”, explica Beatriz Ferreira Silva, analista de treinamento e desenvolvimento da Universidade Primato.

“A Escola de Líderes é um projeto voltado ao desenvolvimento dos colaboradores da Primato, buscando um melhor desempenho dessas pessoas como líderes”, comenta Carlos Hech, gerente de Gente e Gestão da Primato. Ainda segundo ele, a diversificação de negócios, aliada aos desafios, “faz com que tenhamos que buscar constantemente pessoas mais preparadas, que possam tomar decisões mais assertivas e levem a cooperativa a alcançar seus objetivos estratégicos”.

Hech acrescenta que esse projeto também busca a melhor colaboração e entendimento das diversas áreas da Primato, “trazendo aos líderes a possibilidade de enxergar o leque de soluções internas que possuímos. Sem deixar de falar sobre o cuidado com as pessoas, a escola traz para os colaboradores o entendimento do comportamento humano e da liderança, pois entendemos que a chave para a excelência está dentro de cada um.

NOVA CULTURA

Andrea Girotto foi a instrutora que abriu essa nova turma. Ela comenta que o Programa Escola de Líderes é a realização do programa de desenvolvimento e de preparação de lideranças que a cooperativa conduz e aborda vários modelos, “todos integrados à estratégia da cooperativa”. Ainda segundo Andrea, “esse programa tem extrema relevância e mostra o foco e a importância que a temática pessoas tem para essa cooperativa”.

Ela ministrou o módulo sobre cultura organizacional. “Este é um momento de olhar para todas as questões que envolvem visão, missão, valores, objetivos, propósito estratégico, valorização da história e da essência da cooperativa voltada para o crescimento, para o futuro e expansão”, disse a especialista.

Para Andrea Girotto, esse módulo se conecta com os demais temas que virão abrangendo negócios e pessoas, “se integrando para que a efetividade e o resultado de um programa desse traga resultados práticos aos cooperados por ter profissionais e lideranças mais capacitadas para a gestão de seus negócios”, aponta, ressaltando que essa melhoria também se aplica aos clientes, “através de um melhor atendimento e toda sociedade porque toda nossa formação não diz respeito apenas a lideranças, mas a pessoas”.

DIFERENÇA

Geraldo Douglas Gottardo Avance, da Panificadora Unidade Centro, ressalta que a Escola de Líderes fará uma grande diferença na vida de quem participa, “tanto profissional quanto pessoal, porque nós não estamos apenas aprendendo a se desenvolver no trabalho. Estamos levando para a vida. Não tem como evitar”.

Douglas Gottardo afirma ainda que o programa é importante por oportunizar conhecer outras áreas da cooperativa e outros gestores. “Isso não nos deixar ficar limitados apenas à nossa própria área. É importante para aprimorar o conhecimento e a concepção de liderança que temos. Em julho não sairemos apenas líderes melhores, mas pessoas melhores também”, destaca.

Jeniffer Eugenia Kaspary, líder de Loja unidade Vera Cruz do Oeste, agradece a oportunidade de ter sido escolhida para estar fazendo parte da 4ª turma da Escola de Líderes. “Sei que todo conhecimento que será repassado a nós será fundamental para meu crescimento pessoal e profissional”, diz ela, parabenizando todos os profissionais envolvidos “pela dedicação e conhecimento que será repassado a nós alunos”.

 

Voltar