Primato investe em logística reversa e recicla 9 toneladas de embalagens

Desde 2010, pela Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as organizações no Brasil estão em busca de soluções para a chamada logística reversa. “Hoje, cerca de 22% referente às embalagens das rações e suplementos fabricados por nós vão para reciclagem”, explica Rafaely Tazzo de Souza, Analista Tributário da Primato Cooperativa Agroindustrial, que estabeleceu, em 2022, uma parceria com a ‘eureciclo’, empresa de tecnologia para o rastreamento da cadeia de reciclagem que emite um selo atestando o engajamento da cooperativa na busca da sustentabilidade. No total referente a 2022 serão recicladas algo em torno de 9,1 toneladas.

A logística reversa é obrigatória por lei e o Estado do Mato Grosso do Sul, ano passado, emitiu um decreto com o nome das empresas obrigadas a realizar a logística reversa, referente às embalagens enviada para clientes daquele estado em 2021. “Nessa lista constava o nome da Primato, que assumiu as operações da Pecpar Nutrição Animal”, lembra Rafaely. Ela destaca ainda que dentro do Paraná a logística reversa também é obrigatória e que o trabalho se refere às embalagens enviadas em 2022.

A Lei nº 20.607/2021 estabeleceu as diretrizes para o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) no Paraná que teve ainda a Resolução Conjunta SEDEST/IAT n° 20/2021 sobre a plataforma digital contabilizando resíduos e obrigatoriedade de cadastro e envio do Plano de Logística Reversa (PLRs) e dos Relatórios Comprobatórios do Plano de Logística Reversa (RCPLRs) e ainda a Resolução Conjunta SEDEST/IAT n° 22/2021 que estabeleceu diretrizes para a implementação e a operacionalização da responsabilidade pós consumo e estabelece o procedimento para incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental do Estado.

Hoje o programa da Primato atende suas três indústrias: em Toledo, Verê e Dourados (MS). O principal objetivo de promover a reciclagem dentro da cooperativa é criar uma cultura de sustentabilidade, cuidando dos recursos naturais. “No segundo trimestre de 2023, pretendemos começar a informar aos colaboradores sobre o ESG (governança ambiental, social e corporativa), onde uma das siglas é referente ao ambiental”, destaca Rafaely Tazzo de Souza, uma das responsáveis pelo ESG dentro da Primato.

Voltar