Primato realiza Assembleia Geral e cooperados aprovam planejamento para 2023

Seguindo os preceitos do programa de compliance, implantado na cooperativa em dezembro de 2021, a Primato Cooperativa Agroindustrial realizou sua Assembleia Geral Ordinária com a presença de centenas de cooperados que, além da aprovação das contas referentes ao ano de 2022, aprovaram ainda o planejamento para 2023, eleição do Conselho Fiscal, entre outros assuntos.

O programa de compliance orienta as ações da cooperativa e garante a integridade, adequando aos processos em conformidade com as leis. Dessa forma, a Primato tem uma relação mais transparente com seus cooperados, colaboradores, fornecedores e a sociedade em, geral.

A área de compliance é responsável por disseminar a cultura da cooperativa, assegurar a conformidade, reportar as oportunidades de melhorias, identificação de inconformidades e riscos e adotar procedimentos de controles preventivos e detentivos.

ANO DESAFIADOR

Na visão do presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin, o ano de 2022 foi desafiador, entretanto, mesmo assim a cooperativa teve um crescimento de 18%, com resultado positivo de R$ 20 milhões. Para ele foi um ano de aprendizado por vários fatores, como a estiagem no verão, a guerra na Ucrânia, oscilação do dólar, o efeito político e a crise da suinocultura. “É um aprendizado constante. O nosso país tem algumas oscilações e a gestão

Tem que ser equilibrada nessa hora”.

Para Sabadin, sendo a Primato uma cooperativa jovem ainda com 25 anos de existência, ela está fazendo a diferença. Ele citou ainda que “no momento da maior crise da suinocultura, a Primato aumentou o número de integrados, acolhendo produtores que já tinham sido associados, mostrando inclusive o significado do que é cooperar e a missão da Primato”.

Para 2023, a cooperativa projeta crescimento em todas as frentes das cadeias produtivas em que atua – recebimento de grãos, produção de rações e nos segmentos de suínos, aves, peixes e leite. “A Primato dobra o alojamento de frango, aumenta o alojamento de tilápia e agora em março, quando começa o funcionamento do frigorífico da Frimesa em Assis Chateaubriand, vamos dobrar o volume de suínos entregues”.

O presidente da Primato ressaltou que o crescimento previsto no faturamento é de 38% e que a cooperativa segue seu rumo com naturalidade, “crescendo passo a passo” e citou a área de insumo agrícola como um negócio onde a Primato pode crescer muito mais.

Outro ponto destacado por Anderson Sabadin é o maior envolvimento do cooperado. “Quanto mais ele movimenta como sócio, maior será o retorno. A cooperativa é dele, é do cooperado”, disse.

POTENCIAL

“A Primato tem muito potencial e um futuro brilhante pela frente”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que participou da Assembleia. Ele destacou o bom planejamento da cooperativa e o processo de capitalização visando os próximos anos. Ricken afirmou que “não existe cooperativa forte se ela não está bem capitalizada. Por isso, vejo como muito assertivo o planejamento da Primato”. Na visão do presidente do Sistema Ocepar, é preciso aproveitar o momento de muita demanda mundial por alimentos e industrializar através das cooperativas. “Isso gera resultados e proporciona novas oportunidades para que o cooperado tenha mais renda e conquiste uma condição social melhor, com mais autonomia, sem depender de ninguém”.

APOIO

Lideranças políticas também participaram da Assembleia. O prefeito Beto Lunitti enalteceu a força do cooperativismo e destacou a Primato como “uma joia que temos em Toledo, com seus mais de 9.500 cooperados.” Ele salientou que “a prefeitura do município que mais produz alimentos do Paraná tem um olhar especial para o campo, sobretudo, propiciando as melhores condições de trafegabilidade, conectividade e apoio para o desenvolvimento da produção rural”.

O deputado federal Dilceu Sperafico destacou que a Primato ainda é uma cooperativa jovem, com apenas 25 anos, e que começou numa atividade fundamental para a região, que é a cadeia do leite, “mas que soube crescer e hoje tem uma ampla oferta de negócios aos seus cooperados”, afirmou o deputado que destacou ainda ser a Primato, para Toledo, “fundamental porque fortalece o agronegócio como um todo”.

Quem também participou da Assembleia foi o deputado federal Sérgio Souza, que recebeu ainda o Prêmio de Personalidade do Ano. Para ele é “uma honra poder receber este prêmio e perceber o crescimento e o fortalecimento da Primato como uma das principais cooperativas do nosso estado”, afirmou o deputado.

CONSELHO FISCAL

Durante a Assembleia, conforme estatuto, 2/3 dos componentes do Conselho Fiscal são substituídos ao final do exercício. A nova composição, aprovada pelos cooperados, ficou assim: Efetivos: Euclides Luis Muller, Marcelo Gozzi e Rudi Werle Welter; Suplentes: Andressa Lais Seibert, Delton Hoffmann e Nilson Fante.

Voltar