Primato abre Dia de Campo com foco em tecnologia da soja

Várias empresas parceiras; novas cultivares de soja, com plantio em duas épocas e previsão de público de 150 agricultores por dia. Esse é apenas um resumo do que a Primato Cooperativa Agroindustrial organizou para seu Dia de Campo, que começou nesta segunda-feira (16) e prossegue até esta terça-feira (17), numa área localizada ao lado da sede administrativa da cooperativa, localizada na BR-467, saída em direção a Quatro Pontes.

“Aqui o produtor tem uma real ideia daquilo que está utilizando na lavoura dele. Aqui conduzimos a área como fosse a lavoura do produtor”, afirma o gerente agrícola da Primato Mauricio Patel. Ainda segundo ele, o Dia de Campo é uma “oportunidade de poder verificar na prática se aquilo que ele está utilizando é bom ou não”.

O foco na soja, explica Patel, se deve porque na região e área de milho é muito pequena. “A soja é o nosso ouro verde e aqui temos duas épocas de plantio e estão sendo apresentadas muitas variedades para a nossa região”.

Mauricio Patel reforça que no Dia de Campo estão empresas de fertilizantes, de defensivos, de nutrição vegetal, de biológicos. Patel destaca que são “produtos de ponta, aquilo que há de mais novo e revolucionário no mercado”. Um dos produtos destacados pelo gerente agrícola da Primato é a Soja Intacta Xtend, que traz novas tecnologias genéticas.

Ele salienta que o produtor rural adquire novo conhecimento em tecnologia, em biotecnologia e defensivo no Dia de Campo da Primato. Para o profissional, é uma oportunidade em que o produtor tem em verificar na prática se o utilizado na propriedade é bom ou não. “É uma oportunidade para maximizar os lucros que ele pode ter na propriedade”, afirma Patel.

Outra novidade é na área de genética. Atualmente, existem novas tecnologias que permitem o uso de alguns herbicidas e antes não poderiam ser utilizados. “Fora a isso, nós temos produtos não tão novos, mas que estão sendo adaptados para o manejo de outras pragas e doenças, como cigarrinha. Atualmente, existe a necessidade de rotacionar alguns produtos”, diz Mauricio Patel.

AVALIAÇÃO – Quem participou do Dia de Campo foi a comunidade escolar do Colégio Agrícola de Toledo. Segundo o coordenador de campo do Colégio, professor José Augusto de Souza, os estudantes conseguem ter o contato com as tecnologias demonstradas a nível da safra 2023 e com uma prospecção para 2024. “Nós temos a total garantia daquilo que está sendo mostrado, porque o Dia de Campo da Primato é muito próximo da realidade do produtor. Não recebe adereços das empresas e para o Colégio é um parâmetro interessante, pois temos a noção do que pode ser usado ou revertido em produtividade para a lavoura”.

Souza salienta que o Colégio Agrícola de Toledo utiliza muitos produtos da Primato e a parceria se mantém por uma safra, justamente porque a possibilidade de produtos diferenciados, como semente, adubo, fertilizante foliar, resultado e teste. “Tudo nos trouxe uma garantia muito grande daquilo que a Primato oferta ao produtor agrícola pode ser oferecido para todos. O Colégio utiliza todo o pacote tecnológico oferecido pela Primato e tem garantia para qualquer produtor e inclusive para a comunidade escolar”.

Voltar