Primato e CIEE fecham parceria para formação de menor aprendiz

Uma das maiores dificuldades da maioria das organizações está na contratação de pessoas comprometidas e engajadas com os valores e funções a serem executadas. Pensando nisso, a Primato Cooperativa Agroindustrial e o CIEE fecharam uma parceria voltada ao Programa de Aprendizagem – Varejo 2022. Uma reunião com a equipe do CIEE e gerentes de varejo serviu para esclarecer dúvidas e formalizar a parceria com a primeira turma de aprendizagem.

Beatriz Ferreira da Silva, analista de Treinamento e Desenvolvimento da Primato, explica que este alinhamento com os gerentes de varejo foi importante para mostrar como vai funcionar o programa, apresentar detalhes da legislação, o que o aprendiz pode executar no seu dia-a-dia, “como podemos seguir com a parceria instituição x prática na cooperativa e ainda qual a expectativa dos jovens em geral”, detalha.

Na avaliação do gerente da Divisão de Varejo e Distribuição, Leandro Chiella, “quando falamos de educação voltamos a nossas origens e prezamos o quão importante é a base familiar para se formar bons cidadãos, e é nessa parceria junto ao CIEE que a Primato juntasse a essa base para contribuir na área profissional e formal novos trabalhadores para no futuro serem os próximos sucessores nós segmentos da cooperativa”.

MOMENTO DECISIVO

O supervisor regional do CIEE Levi Pereira agradeceu pela parceria num projeto tão relevante, integrando jovens a partir de 14 anos. “A missão do CIEE é dar o suporte num momento tão especial na vida do jovem e transformar sua vida de maneira positiva e num momento único”, diz Pereira, que aponta ainda a importância de apoiar o jovem na sua formação social e profissional, contribuindo para que este jovem tenha sua primeira experiência com o mundo do trabalho.

Levi Pereira afirma estar muito empolgado com o início destas turmas em parceria e que vai trabalhar em conjunto com a Primato para que, no fim deste ciclo, “muitos dos jovens sejam efetivados”.

BONS FRUTOS

“Esse projeto é fruto do planejamento estratégico desenvolvido no ano passado, onde se previu uma melhora na contratação de menores aprendizes por parte da Primato”, detalha o gerente de Gente e Gestão da Primato Carlos Hech.

De acordo com ele, a preocupação primeiro foi estruturar o processo de contratação, onde etapas mais elaboradas fossem cumpridas a fim de colocar pessoas mais engajadas para ocupar as posições de menor aprendiz junto à cooperativa. “Com isso, buscamos uma instituição que enxergasse esse projeto com bons olhos e o CIEE vem ao encontro disso”, comentou o gestor da Primato, acrescentando ter uma grande expectativa que essa parceria renda “bons frutos porque o CIEE tem um pensamento semelhante com aquele que a Primato tem: de colocar pessoas no mercado de trabalho que queiram se desenvolver, que enxergam o trabalho como algo que dignifica”. Ainda de acordo com Carlos Hech, esse projeto vem para agregar dentro da cooperativa. “A Primato se sente honrada em trabalhar com essas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e quer mostrar para eles como é bom trabalhar, como é bom se desenvolver, como é bom ter uma profissão que a gente se sinta honrado”, acredita Carlos Hech.

ANSIEDADE É A PALAVRA

Mas e o que pensam os jovens?

Nilson Augusto da Rosa quer aprender mais sobre a área de trabalho e os estudos e acredita que este período será legal para poder aprender mais. Ele estava ansioso até a entrevista, mas agora pensa apenas em se desenvolver na empresa e depois cursar Engenharia Civil na faculdade.

“Minha expectativa para o curso é aprender mais sobre a área de trabalho e assim facilitar meu acesso ao mercado de trabalho”, analisa Kauã Martins da Silva, que também estava bem ansioso sobre como vai funcionar a turma e se ele iria conseguir se adequar. Agora ele ressalta estar mais tranquilo com o feddback dos professores. O jovem pensou que tudo seria muito difícil, entretanto, pela condução da entrevista Kauã foi se acalmando e destacou que conseguiu se apresentar em público. Graças a isso já percebeu uma evolução ao conversar com outras pessoas. Agora, Kauã espera que a Primato seja um lugar acolhedor e que ele possa evoluir em sua carreira profissional.

Voltar