Primato implanta programa de meritocracia

“Sem dúvida nenhuma a meritocracia vai nos colocar num outro patamar”. A avaliação é de Marcio Benka, gerente da indústria que bateu o recorde de produção no mês de agosto e foi uma das unidades onde os colaboradores receberam a bonificação por desempenho em dinheiro num cartão da Primato Cooperativa Agroindustrial, que iniciou este programa para “valorizar, bonificar e promover os colaboradores que tenham os melhores resultados”, explica o presidente da cooperativa, Anderson Léo Sabadin.

O novo programa atende uma diretriz do planejamento estratégico feito ano passado, onde se estabeleceu como objetivo específico para 2022 a implantação da meritocracia para todos os cargos existentes na cooperativa. “Queremos com este projeto atrair e selecionar as pessoas certas para determinadas funções”, aponta o presidente da Primato. Sabadin acrescenta que a retenção de talentos também está relacionada à remuneração e ao clima organizacional. Para se ter uma noção do impacto positivo desta iniciativa, R$112.726,85 em bonificações foram pagas referentes ao mês de julho.

Outro objetivo é tentar melhorar a comunicação, “com clareza e objetividade, estimulando o diálogo e a construção de uma cooperativa melhor

Valorizando o colaboradores, fazendo com que ele seja responsável pela sua efetiva produtividade, com eficiência, melhorando dessa forma os resultados da cooperativa”, explica Anderson Sabadin.

Além disso, na visão do presidente da Primato, a meritocracia pode ser vista como uma forma de plano de carreira e de remuneração, “visto que o colaborador que tem entregas maiores e melhores consegue ter um rendimento extra”. Anderson Sabadin reforça ainda que a cooperativa tem o plano de participação no resultado, que é anual, e a meritocracia ela vem como uma gratificação mensal que vem na conta do colaborador.

Ainda de acordo com ele, o programa destaca a importância de cada colaborador não apenas por merecer, mas ser reconhecido por aquilo que produz, por aquilo que entrega e que economiza para a cooperativa. “É um momento muito importante para a cooperativa Primato e seu quadro de colaboradores”, finaliza o presidente.

ENGAJAMENTO

Para o gerente de industrialização Juliano Millnitz, o programa de meritocracia permite o engajamento total das pessoas em prol de um objetivo único que é entregar o melhor resultado projetado e os indicadores de performance dentro do conceito de 5S implantado na Primato, ou seja, “de produzir ao máximo, sem esquecer em nenhum momento da organização que temos dentro do programa da cooperativa”.

Além disso, de acordo com Millnitz, a meritocracia poderá permitir trazer todos para uma mesma linha de cuidados. “Qualquer acidente de trabalho elimina a meritocracia da unidade, então acredito que vamos trabalhar muito mais forte no cuidado. Um cuidando do outro o tempo todo para que no final a gente entregue um objetivo comum”

Na visão de Marcio Benka, a meritocracia é um marco histórico para a unidade da indústria. “Um ponto importante para enaltecer o comprometimento e o empenho de toda a equipe”, disse ele, acrescentando que ao longo dos últimos anos a unidade está em crescimento e isso dá ainda mais ânimo para seguir nesta expansão.

CRITÉRIOS MERITOCRACIA

“Desde maio de 2022, implantamos e realizamos o pagamento da meritocracia por desempenho dos colaboradores”, comentou Thiago Natan, Assistente de Controladoria.

Ele explica que para a filial se habilitar e receber a meritocracia, a unidade precisa atingir o resultado previsto em orçamento para o mês que está sendo analisado e ter atingido 80% do resultado previsto nos últimos 3 meses. “Por exemplo, para receber a meritocracia de agosto é necessário atingir 100% do resultado previsto para agosto e 80% do orçado para julho, junho e maio”, explica Thiago Natan.

Ele acrescenta que quando a unidade atinge essas metas, são calculadas outras metas com base no segmento onde a filial se encontra e no setor que o colaborador se encontra dentro da unidade. “Como temos os mais diversos segmentos de negócios, temos indicadores de faturamento, 5S, indicadores técnicos como OEE e OTIF, acidentes de trabalho, turnover e conservação da frota”, resume Thiago Natan.

Voltar