Lucio de Marchi é recebido pelo Conselho da Primato

Seguindo a série de encontros do Programa de Educação Política com os candidatos na eleição de 2022, o Conselho de Administração da Primato Cooperativa Agroindustrial recebeu Lucio de Marchi, candidato a deputado estadual pelo Progressistas, que veio acompanhado do empresário Luciano Schneider.

Lucio de Marchi de 59 anos de idade, do Progressistas, iniciou sua carreira política sendo vereador por cinco mandatos e foi eleito presidente da Câmara de Toledo duas vezes. Foi vice-prefeito entre os anos 2005 e 2012, na gestão de José Carlos Schiavinato e depois prefeito entre 2018 e 2020. O candidato falou da situação econômica complicada na qual assumiu a Prefeitura de Toledo em 2018 e as medidas adotadas para equilibrar as contas públicas. “Eu sei o que é ser gestor público com deputado e sem deputado”, disse Lucio de Marchi, citando o exemplo da atual situação da Hoesp/Hospital Bom Jesus que atravessa um momento econômico delicado em função da falta de representatividade política de Toledo e região.

PROPOSTA

Lucio lembrou de quando era prefeito e conseguiu, junto ao Governo do Estado, em torno de R$ 50 milhões para investimentos na construção de duas modernas estações de tratamento de esgoto, entre outros investimentos feitos pela Sanepar. O candidato citou ainda a recuperação de trechos no asfalto do interior do município e a construção de outros graças a recursos obtidos através de emendas dos deputados, entre outras obras.

O candidato defendeu a implantação de cursos técnicos para atender a demanda que está se criando com o crescimento regional e se comprometeu em articular para que isso aconteça em parceria com a Unioeste.

Na visão de Lucio de Marchi, a região tem gargalos importantes para serem resolvidos. Rodovias estaduais como a PR-182 ou a PR-317 precisam ser duplicadas ou a implantação de terceiras faixas em pontos estratégicos.

Lucio de Marchi também quer levar a experiência do asfalto rural em parceria desenvolvido em Toledo para todos os demais municípios do Paraná e, para isso, quer reforçar a parceria com a Itaipu Binacional. “Isso traz qualidade de vida para o homem e a mulher do campo, que são fundamentais para o desenvolvimento da economia de todo o Paraná. O asfalto dá qualidade de vida a quem mora no interior”, comentou.

O candidato falou ainda sobre o programa para geração de energia através dos dejetos de animais para gerar renda ao produtor rural e produzir com qualidade. “Como deputado quero estar sempre à disposição da Primato para trocar muitas ideias e levar adiante os projetos de Toledo e região”, afirmou.

DEMANDA

O presidente Anderson Sabadin comentou sobre a guerra tributária criada entre os estados e a tributação de ICMS impacta de maneira muito forte nas cadeias produtivas. “Precisamos de uma liderança forte”, frisou Sabadin ao comentar sobre a marginal de acesso à Primato que ainda não foi concluída. “Infelizmente não temos o reconhecimento por aquilo que produzimos”, frisou o presidente, que ainda apresentou uma necessidade específica da cooperativa em Nova Santa Rosa. O objetivo é construir um viaduto ou um trevo na PR-589, que vai de Novo Sarandi a Nova Santa Rosa, uma obra em torno de R$ 2 milhões na altura da Linha Petroski. “São necessidades para o nosso produtor numa unidade que recebe 1/3 do volume de grãos da cooperativa. Este é um exemplo de dor nossa”, comentou Anderson Sabadin, que entregou de maneira oficial um documento sobre essa demanda. “Queremos pessoas que defendam o crescimento do agronegócio”, resumiu o presidente da Primato, que pediu o comprometimento com as causas do cooperativismo.

Voltar