Elton Welter é recebido pelo Conselho de Administração da Primato

Dando sequência ao Programa de Educação Política desenvolvido pela OCB e Ocepar, os integrantes do Conselho de Administração da Primato Cooperativa Agroindustrial receberam o candidato a deputado federal Elton Welter, que falou de sua trajetória. “Tenho orgulho de ter nascido em Toledo e a questão ideológica é difícil de conduzir”, disse o candidato que respondeu a alguns questionamentos dos conselheiros.

Elton Carlos Welter nasceu em Toledo no dia 23 de novembro de 1968 e é agricultor. Formado em Filosofia pela Unioeste, o candidato a deputado federal foi vereador por dois mandatos na Câmara de Toledo e deputado estadual por três mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2020, candidatou-se a vereador pelo PT, sendo eleito com 952 votos.

No encontro com os conselheiros, Elton defendeu a sucessão na propriedade rural e programas capazes de gerar renda aos pequenos agricultores. “Temos essa necessidade de agregar valor aos produtos do campo e ter um programa de financiamento estratégico para os menores”. Essa bandeira, de acordo com ele, vem de seu conhecimento das necessidades do setor, principalmente pelo mestrado realizado em Desenvolvimento Rural Sustentável, onde defendeu seu trabalho de dissertação com o tema “A importância do capital social no desenvolvimento local e regional”.

De acordo com Welter, “as ideias precisam ser diferentes” e que ele aceitou ser candidato a deputado federal para “quebrar alguns paradigmas”. Ainda segundo Elton Welter, o atual momento político no Brasil exige respeito de todos os lados e defendeu que um partido político tem de dialogar com toda a sociedade para produzir o lucro social e que uma melhor distribuição de renda pode reduzir os conflitos no campo.

“Se vocês querem um deputado federal que é respeitado e tem coragem para fazer os enfrentamentos, sou ousado e tenho disposição”, afirmou o candidato, reforçando ter entrado “nesse jogo (da eleição) para ganhar”. Elton Welter destacou também o bom relacionamento político que tem com o comando maior do Partido dos Trabalhadores. “Confiança é a chave para a estabilidade e tenho essa boa relação que me credencia à disputa”, completou o candidato que reiterou seu compromisso com as causas do agronegócio e do cooperativismo.

O PROGRAMA

A Primato Cooperativa Agroindustrial tem, desde o início, se empenhado em divulgar o programa e despertar nos cooperados a necessidade de votar em candidatos alinhados com agronegócio e, claro, o cooperativismo. O responsável pelo programa na Primato é o vice-presidente Cezar Luiz Dondoni, que destacou os bons resultados do programa já em 2018, na época chamado de Paraná Coop +10.

O vice-presidente da Primato lembra que o Programa de Educação Política é um movimento apartidário, “porque temos 9.400 associados e nem todos são do mesmo partido”, diz ele, apontando que para a eleição deste ano, 28 candidatos a deputado federal e senador já estão comprometidos com o programa. “Necessariamente tem de ser favorável ao agro e ao cooperativismo. A gente deveria votar por convicção e não por obrigação”, resume Cezar Luiz Dondoni.

Voltar