Nishimori defende cooperativismo em encontro com Conselho de Administração da Primato

Através de videoconferência o candidato a deputado federal Luiz Nishimori participou do encontro com os integrantes do Conselho de Administração da Primato Cooperativa Agroindustrial. “Como agricultor defendo a bandeira do agronegócio”, afirmou o candidato à reeleição, citando ainda setores como a Educação e Saúde como outras prioridades. Em mais de 20 anos de atuação, Nishimori afirmou ser um municipalista.

Presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, Nishimori citou que a Região Oeste do Paraná é importante para o desenvolvimento do setor que tem um grande potencial de crescimento.

Empenhado na elaboração do Plano Nacional de Industrialização, o candidato citou que cerca de 85% dos fertilizantes dependem de material de fora, mas Nishimori entende ser possível e urgente produzir no Brasil. “O Governo Federal tem de investir nas empresas que se dedicam a isso”, defende ele que se reuniu com as empresas do setor de defensivos agrícolas. “Estamos trabalhando nessa questão”.

NOVOS MERCADOS

Luiz Nishimori é também presidente da Frente Parlamentar Brasil-Japão e citou a abertura do mercado japonês, onde 80% de carne de frango consumida no Japão é brasileira e grande parte paranaense. “Tivemos um grande resultado com a carne de frango e agora queremos ampliar para outras cadeias produtivas, como a de carne suína”, enalteceu.

“A comida sempre está em evidência. Precisamos começar a cuidar da saúde. Acredito no potencial do Brasil, temos uma economia invejável, recursos naturais e um potencial energético e técnico como poucos países têm no mundo”, frisou. Ainda de acordo com Nishimori, o Brasil é fantástico, mas acima de tudo, uma agricultura capaz.

O candidato defendeu a necessidade de reformas, como a tributária e política, e afirmou ter orgulho em ter participado de maneira ativa das reformas previdenciária e da trabalhista. “Ainda temos muito a avançar”, resumiu.

CUSTOS

O presidente Anderson Léo Sabadin questionou o candidato sobre o que é possível fazer para melhorar o agronegócio e o próprio cooperativismo. De acordo com Luiz Nishimori, é possível reduzir o custo de produção e aumentar as exportações. “Se conseguirmos reduzir o custo de produção, com a cobrança de menos impostos, podemos poder vender mais barato e aumentar a oferta de produtos”.

Como exemplo, o candidato citou o bom relacionamento com o Japão e que está fazendo a intermediação para trazer cerca de 20 empresas japonesas ao Paraná ainda este ano para estreitar negócios.

Sabadin comentou sobre o trabalho de Nishimori na elaboração da Lei do Alimento Mais Seguro, que demorou 5 anos para ser aprovada. “Essa proposta irá ajudar no avanço da agricultura e vai beneficiar o consumidor final através de um alimento com mais qualidade”, afirmou Nishimori, que é um dos parlamentares mais atuantes dentro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e garantiu estar sempre à disposição do setor para avançar ainda mais.

Anderson Sabadin lembrou ainda do trabalho de Nishimori na isenção dos impostos na questão da energia renovável, “um dos pilares que temos trabalhado dentro da Primato”, disse o presidente, citando o projeto que está sendo desenvolvido junto à MWM para a geração de bioenergia e de motores movidos a biometano.

Voltar