Primato recebe edição dos 30 anos do Cooperlíder Jovem

Cerca de 300 jovens lideranças de cooperativas paranaenses participam nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de julho) do Cooperlíder Jovem, que este ano completa 30 anos. O encontro é organizado anualmente pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR e na edição 2022 conta com o apoio da Primato. O objetivo é incentivar a participação do jovem e desenvolver suas competências para a futura liderança nas cooperativas.

O presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial, Anderson Léo Sabadin, abriu o evento destacando se sentir mais energizado com a presença desta juventude e de ‘jovens’ como dos presidentes Círio Kunzler (Sicredi Progresso) e Solange Pinzon de Carvalho Martins (Sicoob Meridional) – conselheira do Sescoop.

De acordo com Sabadin, o ser humano tem superado os desafios pela união de pessoas e “o cooperativismo é isso. Quando estamos unidos nossa vida fica mais fácil, mais alegre”, disse. O presidente da Primato destacou ainda que “é a verdade de cada um que nos faz crescer e estar aqui neste momento, entendendo a opinião do outro e aprendendo, é especial”.

Na visão de Sabadin, pensar fora da caixa nem sempre é fácil, mas por ser jovem, como o público que está aqui hoje, a Primato estabeleceu o projeto Somos Coop 2033. “Trabalhamos a Primato até 2033 com planejamento e estratégia. É isso que nos levará à frente com a integração entre jovens e pessoas mais experientes”.

LIDERANÇAS

Superintendente do Sescoop, Leonardo Boeche comentou que o futuro do cooperativismo passa por um trabalho do despertar do jovem. “Nosso objetivo é destacar a liderança”, disse ao lembrar da trajetória do evento durante estas três décadas. Ainda de acordo com Boeche, todos que estão e Toledo estão tendo a oportunidade de trocar experiências, “fazendo novas amizades, conhecendo outras realidades, fortalecendo o movimento jovem, mas principalmente o cooperativismo”.

Leonardo Boeche destacou que o Estado do Paraná vive hoje um momento especial e é destaque no cenário nacional graças ao trabalho desenvolvido pelo sistema cooperativo. “As cooperativas é que fazem a diferença e precisamos de pessoas que deem continuidade a este movimento”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

O evento contempla ainda a realização dos Jogos Cooperativos, atividade conduzida pelos instrutores Eliseu Hoffmann e Willian Silva, da Ame Treinamentos, cujo fechamento ocorrerá no segundo dia. Está previsto um painel sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. Depois, palestra com o tema “Gestão além da planilha”, ministrada pelo ex-jogador de futebol Tinga, que teve passagens pelos dois grandes times gaúchos, Internacional e Grêmio, além de outros clubes brasileiros e internacionais, como na Alemanha, Japão e Portugal.

No período da noite haverá também um happy hour, no Abbey Road, para melhor integração dos participantes.

CASES DE SUCESSO

No segundo dia, os participantes do Cooperlíder Jovem vão conhecer também cases de sucesso de diversas cooperativas, em que serão compartilhadas experiências bem-sucedidas na formação de novos líderes juvenis, como de Maurício Dolinski e Tatiana Mazzarollo Pasinatto, ambos atuais conselheiros da Primato Cooperativa Agroindustrial, assim como os jovens Kellen e Kelvin Endler, cooperados vencedores do Prêmio Quem é Quem na categoria Suinocultura. O Grupo de Jovens da Primato fará uma apresentação, seguida de outra atração cultural local. As atividades encerram às 12h10, com um almoço.

Voltar