Conselho de Administração inicia série de encontros dentro do Programa Educação Política

Durante a reunião semanal do Conselho de Administração da Primato Cooperativa Agroindustrial nesta terça-feira (19), os conselheiros receberam a visita do pré-candidato a deputado federal Dilceu Sperafico, abrindo uma série de encontros dentro do Programa de Educação Política desenvolvido pela Ocepar com os políticos ligados ao agronegócio. “Nosso objetivo é ouvir e apresentar os anseios do sistema cooperativista”, explicou o presidente da Primato Anderson Léo Sabadin. De acordo com ele, “precisamos defender os candidatos que tenham sintonia conosco, até porque quando formos demandar algo teremos um acesso mais fácil”.

Durante o encontro os conselheiros tiveram a oportunidade de questionar Dilceu Sperafico sobre vários assuntos e esclarecer dúvidas sobre o atual momento político do país.

HISTÓRIA

Dilceu Sperafico agradeceu ao convite da diretoria da Primato e ressaltou que a cooperativa foi o primeiro lugar em que comparece na condição de pré-candidato. De acordo com Sperafico, a decisão de voltar ao cenário político foi “muito difícil” em função da morte prematura de José Carlos Schiavinato. O retorno também foi motivado porque no extremo-oeste do Paraná não tem nenhum outro nome de pessoas ligadas ao agronegócio. “Não considero um sacrifício. Faço o que eu gosto e se me eleger vou para trabalhar. Sempre fiz isso”, disse Sperafico, que relembrou de sua trajetória dentro da Câmara Federal e do trabalho quando presidiu a Frente Parlamentar da Agricultura.

“Me coloquei à disposição por ser agricultor e assumir este papel de defender as questões ligadas ao agronegócio”, disse ele, ressaltando que o trabalho do deputado federal é de trazer a segurança da legislação. Dilceu Sperafico lembrou ainda da luta pela liberação dos transgênicos e do problema das áreas indígenas em várias cidades da região. “Esses são assuntos que se não saírem na Câmara dos Deputados não vai”, comentou o pré-candidato.

LIGADOS AO SETOR

O vice-presidente da Primato, Cezar Luiz Dondoni, explicou aos conselheiros que o Programa da Ocepar iniciou em 2018 com o Paraná Coop + 10. “O objetivo é eleger um número maior de deputados federais simpatizantes com o agronegócio”, disse ele que está encarregado em receber as informações que a Ocepar e replicar aos demais dirigentes para que isso se transforme numa corrente em benefício do setor cooperativista.

Cezar Luiz Dondoni esteve nos dias 6 e 7 de julho em Brasília onde se reuniu na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) com Marcio Lopes de Freitas. Hoje 52 cooperativas participam deste programa, sendo a maioria do agro, porém há representantes dos setores da saúde e crédito. O grupo se reuniu com deputados da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Cezar Luiz Dondoni destacou existir hoje dentro da OCB uma equipe de técnicos que fica em contato direto com a Câmara e Senado. “Todos os projetos que entram no Congresso Nacional são analisados por essa equipe a fim de identificar o que pode ser prejudicial ao setor do agro ou cooperativismo”, falou o vice-presidente da cooperativa, acrescentando que esse trabalho “tem surtido um efeito positivo e muitos projetos conseguem ser alterados e minimizar os efeitos de uma decisão política”.

Cezar Luiz Dondoni ressaltou que os deputados têm o comando político do país e a Ocepar partiu para tentar colocar o maior número possível de deputados alinhados com o que pensa o setor cooperativista. “Dilceu Sperafico é um dos nomes apontados por esse movimento e a ideia é ter pelo menos 3 nomes da Região Oeste. Queremos mesclar experiência com a juventude e dar continuidade ao programa e, dessa forma, ampliar a força política do setor que é um dos principais pilares da economia nacional”, finalizou.

Voltar