Primato estuda parceria com MWM para motores movidos a biometano

Um dos maiores desafios do agronegócio é seguir produzindo de olho na sustentabilidade e a Primato tem procurado implantar novos projetos neste sentido. Um destes projetos poderá vir de uma parceria com a multinacional MWM, fabricante de motores e geradores. Nos dias 14 e 15 de julho, a diretoria da Primato Cooperativa Agroindustrial recebeu uma equipe da diretoria da MWM e do Departamento de Engenharia. O objetivo foi estreitar relações para “uma parceria na elaboração de novos projetos na linha de biogás, geração de energia e biometano para a frota da Primato, além de biofertilizantes”, explica Juliano Millnitz, gerente industrial da cooperativa.

O vice-presidente Cezar Luiz Dondoni acompanhou a visita às propriedades e, de acordo com Juliano Millnitz, a visita envolveu ainda todo time de engenharia e gerências de divisão de originação e industrialização “que mostrou à equipe da MWM todas as tecnologias aplicadas nas propriedades geradoras de dejetos”.

BENEFÍCIOS

Marcelo Ullmann, da Engenharia Primato, frisou que durante esse período foi possível rodar em algumas propriedades com bovinocultura de leite e suínos, como granjas de terminação e granjas de matrizes, “onde pudemos demonstrar toda capacidade e potencial da região onde estamos inseridos, no Oeste do Paraná, assim como no Sudoeste, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina no quesito de geração de biogás”.

Ullmann explicou que agora a ideia é seguir desenvolvendo alguns projetos em parceria, desde o começo do tratamento até a geração de energia, com a MWM podendo trabalhar com biogás, biometano e biofertilizantes em parceria com a Primato.

Outra possibilidade é a cooperativa fazer a distribuição do grupo de geradores específico para biogás, assim como de peças para linha diesel e biogás. “Não estamos focando apenas num negócio, mas em poder ampliar os produtos e serviços para o benefício de nossos cooperados”.

Ainda de acordo com Marcelo Ullmann, a visita da equipe da MWM foi muito importante “para eles poderem entender como funciona o agronegócio e quais as oportunidades na região, tanto para a Primato como para a própria MWM e esperamos trazer em breve novidades para os cooperados Primato em todas as regiões onde estamos inseridos”.

CREDIBILIDADE

Cristian Malevic, diretor da Unidade de Negócio de Motores e Grupo Geradores MWM, afirmou que a empresa não poderia ter sido escolhido um nome melhor para esta parceria “por ser a Primato uma cooperativa que prima pela qualidade de seus produtos, pela qualidade de seus processos e de sua gente”. Segundo Cristian Malevic, essa foi uma ótima oportunidade de conhecer algumas propriedades e o resultado está aí: “A cooperativa vem crescendo em número de colaboradores e faturamento, em participação de mercado. A Primato é o parceiro ideal para a MWM que também busca crescer no agronegócio”, resumiu o diretor da MWM.

Quem é a MWM

A MWM, fabricante de motores e geradores, conta com uma planta em São Paulo (SP) e um centro de distribuição de peças localizado em Jundiaí (SP). Com mais de 6 décadas de atuação, a companhia, afiliada do grupo norte-americano Navistar, atua em mercados diversos como Estados Unidos, México, Argentina, Chile, dentre outros países. Os produtos da empresa atendem aos segmentos veicular, agrícola, industrial, geração de energia e marítimo.

A MWM atua, também, no segmento de geração de energia, com grupos geradores diesel que vão de 10 a 1.250 kVA em 50 e 60Hz e com os geradores a gás natural, que vão de 80 a 477 kVA em 50 e 60Hz.

A companhia está estrategicamente instalada no Mercosul, com o objetivo de atender aos clientes da região e trabalhar como base para exportação de produtos para o mundo todo. Hoje, a companhia exporta para mais de 45 países ao redor do mundo.

Voltar