Na Jovem Pan, presidente fala dos 25 anos da Primato

“Nossa missão é ser um hub de negócios para agregar valor ao nosso cooperado e trazer renda ao produtor. Diversificar para crescer”. Assim o presidente da PRIMATO COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL, Anderson Léo Sabadin abriu sua participação no “Momento Empresarial” da Rádio Jovem Pan, em Cascavel, ao lado do vice-presidente Cezar Luiz Dondoni. Os dois falaram sobre a trajetória da cooperativa, iniciada com 29 produtores, “que apostaram numa ideia e foram corajosos”, comentou Dondoni.

De acordo com Sabadin, a Primato tem se transformado numa cooperativa que atende desde a base na origem até a ponta, gerando renda ao produtor. “Nós precisamos entregar confiança”, disse ele, acrescentando que o papel da cooperativa é estabilizar o mercado no momento ruim e citou, como exemplo, o atual estágio da suinocultura que vive uma das piores crises da história. “Precisamos evoluir para gerar um resultado melhor”, disse Anderson Sabadin.

Dentro desta evolução constante que a Primato passou ao longo destes 25 anos, Cezar Dondoni lembrou que uma característica se mantém até hoje: a simplicidade e a diversidade. “Nós procuramos sentir as dores dos nossos produtores e isso trouxe crescimento à cooperativa”, comentou. O vice-presidente afirmou também que a formação dos conselhos com integrantes de cadeias produtivas diferentes permite “absorver os problemas e buscar resolvê-los”.

Anderson Sabadin lembrou que entre os 9.300 cooperados, a Primato tem 80% na agricultura familiar. “Somos sensíveis aos pequenos desde o início, porque somos uma cooperativa nova, mas que busca valorizar o produtor e estar ao seu lado quando ele mais precisa”.

FUTURO

De acordo com Anderson Sabadin, o que trouxe a Primato até hoje pode não ser suficiente para leva-la adiante. Por isso, acredita ele, é preciso manter o foco no planejamento estabelecido até 2033. O presidente citou algumas metas, como dobrar a produção de suínos em até três anos graças ao investimento do novo frigorífico da Frimesa em Assis Chateaubriand, além da entrega de mais 5 unidades de recebimento de grãos, uma nova indústria para ração e a ampliação de algumas das estruturas já existentes, entre outras ações previstas dentro deste período. Para isso acontecer será preciso ampliar a produção de grãos e investir no aperfeiçoamento genético e em novas tecnologias para tornar cada vez mais a Primato uma cooperativa capaz de manter a produção alinhada com a sustentabilidade.

“Todo este trabalho vai gerar mais empregos, trazer mais renda aos nossos cooperados e preparar a Primato para os desafios que virão”, afirmou. “Somos uma cooperativa jovem em relação à maioria e nos fortalecemos com os desafios e isso só tem sido possível porque a força do homem do campo é a fortaleza da Primato, hoje uma estrutura com 1.300 colaboradores”, acrescentou.

Os dirigentes da Primato destacaram ainda que o papel da cooperativa é transformar o campo e facilitar a vida do produtor construindo uma base sólida para atrair as novas gerações “Hoje estamos vivendo em nossa região uma espécie de êxodo urbano. O campo hoje é sinal de qualidade de vida e a Primato faz parte desse processo”, finalizou Anderson Sabadin.

 

INVESTIMENTOS 2022/2033

2022-24

Abrir a primeira unidade da Primato credi

Atingir o Agri10035

Fortalecer a Universidade Corporativa Primato

Implantar o Programa de Excelência em Gestão e a meritocracia

Fortalecer o cooperativismo por meio da organização do quadro social e fomento da sucessão familiar

2025

Melhoria da unidade de Dourados (MS) com barracão de armazenagem e sistema dinâmico de paletes

Unidade agrícola para recebimento de cereais em Concórdia do Oeste (Toledo)

Casa do Produtor em Concórdia do Oeste (Toledo)

2026-27

Nova linha de produção de ração animal (bovinos) em Verê

Unidade agrícola para recebimento de cereais em Linha Mandarina (Toledo)

Casa do Produtor em Linha Mandarina (Toledo)

2028-29

Unidade agrícola para recebimento de cereais (Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Paraná)

Casa do Produtor (Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Paraná)

2030

Ampliação da unidade de recebimento de cereais de Toledo

2030-31

Nova unidade industrial de rações de suínos e peixes em Toledo

2030-32

Nova indústria de ração de bovinos em Dourados (MS)

2029-33

Frigorífico de bovinos

Voltar